Muralha de Adriano é descoberta embaixo de estrada movimentada na Inglaterra

SoCientífica
Imagem: Northumbrian Water

A incrível descoberta de 1.900 anos foi feita depois que trabalhadores da empresa Northumbrian Water estavam realizando uma substituição da rede elétrica na área da West Road, próximo ao centro da cidade de Newcastle, na Inglaterra.

Durante as obras de rotina, uma equipe da empresa de água revelou uma seção da famosa Muralha de Adriano com cerca de três metros de comprimento localizada sob o nível do solo, a leste da rotatória Two Ball Lonnen.

Acredita-se que a seção recém-descoberta do muro é de uma das primeiras fases do marco histórico, pois foi construída usando blocos de pedra tão grandes, enquanto que fases posteriores usaram pedaços de pedra muito menores.

Northumbrian Water estava realizando parte de um projeto de 5 milhões de libras esterlinas para melhorar a qualidade da água da torneira para cerca de meio milhão de clientes em Tyneside quando a descoberta foi feita.

Graeme Ridley, gerente de projeto da Northumbrian Water, disse: “É incrível que tenhamos sido capazes de fazer esta brilhante descoberta, e estamos felizes em trabalhar com os Serviços de Pesquisa Arqueológica para garantir que ela seja devidamente protegida, indo em frente.

muralha de adriano na inglaterra 2
A trincheira escavada deverá ter uma proteção ao seu redor. Imagem: Northumbrian Water

“Concluímos o trabalho na área e este trabalho vital foi realizado com o objetivo de proteger no futuro nosso abastecimento de água e garantir que nossos clientes continuem a receber água de torneira excelente e de alta qualidade”.

Philippa Hunter, da Archaeological Research Services Ltd, disse: “Apesar da rota da Muralha de Adriano estar bastante bem documentada nesta área da cidade, é sempre emocionante quando encontramos os restos da Muralha e temos a oportunidade de aprender mais sobre este local de importância internacional.

“Isto é particularmente verdadeiro neste caso onde acreditamos ter descoberto parte da fase inicial da muralha. É sempre um prazer trabalhar de perto com a Northumbrian Water, que leva muito a sério a preservação de restos arqueológicos como estes”.

A Northumbrian Water disse que a tubulação de água poderia ser angulada para deixar um tampão ao redor da trincheira escavada.

Compartilhar