Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Local onde imperador Adriano tomava café da manhã é descoberto

Rafael Hidalgo Prieto

Arqueólogos descobriram a “sala” na villa do imperador romano Adriano, em Tivoli. Todo o complexo cobre uma área de 300 hectares e foi construído por volta de 120 EC.

A villa do imperador Adriano é uma atração popular, mas os arqueólogos ainda não conhecem todos os seus segredos. Infelizmente, hoje apenas um quinto da área original da villa foi preservada. Hoje, o complexo é um Patrimônio Mundial da UNESCO, embora os arqueólogos nunca tenham realizado escavações sistemáticas nesses locais. Talvez seja por isso que os cientistas ainda podem fazer descobertas surpreendentes na área.

Relacionado: Sumidouros de Roma revelam incrível descoberta arqueológica

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Acredita-se que apenas cerca de 30 edifícios foram erguidos no território da vila. Cada um deles foi nomeado com o nome de cidades que Adriano havia visitado no passado. O imperador morava na vila com sua esposa já no final de seus dias, então cada construção era para ele uma espécie de lembrança dos tempos passados.

Jane Taylor/Shutterstock

Cada edifício enfatizava o gosto delicado de Adriano e fortalecia seu status imperioso perante os cortesãos. A vila estava rodeada por jardins paisagísticos, áreas verdes selvagens e campos agrícolas.

A arqueóloga Andrea Brusiati acredita que a sala descoberta iniciava o dia do imperador. A “sala do café da manhã” era revestida de mármore e cercada por um fosso. Provavelmente, haviam fontes perto do edifício. Segundo a especialista, a plataforma conectava-se a quatro dormitórios, cada um com um camarim decorado com painéis de mármore e pedras preciosas.

Relacionado: Marco Aurélio: o último dos bons Imperadores Romanos

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Após a morte de Adriano em julho de 138 EC, a vila de Adriano foi ocupada por seus sucessores. Na década de 270, este lugar tornou-se a casa de Septimia Zenobia, a rainha deposta de Palmira, da Síria. No entanto, no século 4 EC, durante o declínio do Império Romano, a vila estava em ruínas e valiosos mármores e estátuas foram roubados.

Faça um tour pela Vila do Imperador Adriano reconstruída através da computação gráfica:

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Avatar
Publicado por

Tradutor e escritor freelancer, é divulgador científico na SoCientífica desde 2018. Nela, escreve sobre temas que dão faísca à imaginação do leitor, de tubarões e fantasmas a quasares.

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.