Mesma tecnologia do filtro de barro pode resfriar edifícios inteiros

E isso pode salvar a vida de muitos indianos em uma nova onda de calor no país.

Felipe Miranda
Imagem: Getty Images

Atualmente, estamos no inverno no Brasil, enquanto o hemisfério norte desfruta do verão. De acordo com o Times of India, a Índia está enfrentando altas temperaturas recordes, com alguns locais atingindo quase 53 graus Celsius. Em várias regiões do país, as temperaturas ultrapassaram os 50ºC.

Agora, iniciarão as monções, um fenômeno atmosférico que dura entre junho e setembro e traz consigo um período chuvoso. Com as chuvas, esses bolsões de ar quente devem ser amenizados e as temperaturas devem se manter mais amenas.

Mesma tecnologia do filtro de barro pode resfriar edifícios inteiros

Para nós, brasileiros, não é muita novidade que o barro, aliado à água, é uma ferramenta poderosíssima de resfriamento. Trata-se de um tipo de resfriamento chamado de resfriamento evaporativo. Quando a água do interior de um filtro ou um vaso de barro poroso penetra pelos poros, ela absorve o calor do ar em seu entorno e evapora. O fenômeno causa um resfriamento do vaso e da água em seu interior.

Se aplicado da forma correta, a ferramenta pode resfriar ambientes de uma maneira extremamente eficiente. Além disso, por utilizar somente argila e não utilizar eletricidade, os equipamentos são baratos de se fabricar e manter, além de eco sustentáveis.

A empresa Mitticool, localizada no distrito de Rajkot, no estado de Gujarat, na Índia, vende uma série de equipamentos fabricados em argila. O mais impressionante deles é uma geladeira de 50 litros que funciona somente por meio dos resfriamento evaporativo.

A geladeira custa o equivalente a cerca de 95 dólares e precisa se mantida em um local ventilado para que, a água de um reservatório de 10 litros faça seu trabalho. Obviamente, ela não resfria tanto quanto uma geladeira elétrica, que funciona por meio da compressão de gases. Mas já resfria o suficiente para se conservar determinados alimentos.

“A temperatura dentro da geladeira é até 15 graus Celsius mais baixa do que os arredores, e pode preservar frutas e vegetais por até uma semana”, disse ao Wired Mansukhbhai Prajapati, fundador da empresa que desenvolveu o produto.

Uma pesquisa recente demonstrou que, dos mais de 300 milhões de lares indianos, somente um terço possui geladeira, e menos de um quarto da população indiana poderia, teoricamente, pagar por soluções como ar condicionado ou bebedouro elétrico. De fato, apenas 5% da população da Índia possui aparelhos de ar-condicionado.

A empresa CoolAnt, de Delhi, possui uma solução para manter ambientes frescos. Em forma de colmeia, o instrumento de barro cozido precisa ser molhado pelo menos duas vezes ao dia manualmente, ou regado com uso de uma bomba de água. Mesmo com uma bomba, o equipamento utilizaria apenas 1/3 da energia de um ar condicionado equivalente. Segundo a empresa, em dia quente pode ocorrer uma queda de até 6 graus Celsius no ambiente.

Mesma tecnologia do filtro de barro pode resfriar edifícios inteiros
Imagem: Coolant.

A empresa também fornece equipamentos para faixadas de edifícios que também funcionam por meio do resfriamento evaporativo. Com o uso de bombas de água, essas faixadas utilizam 30% menos eletricidade do que equipamentos de ar condicionado, além de uma economia na produção do equipamento.

Todos esses equipamentos aliados podem trazer mais qualidade de vida para quem não tem dinheiro para ter equipamentos como ar condicionado e geladeiras, além de serem muito mais sustentáveis por não precisarem, necessariamente, de eletricidade.

O calor mata, e esses equipamentos podem salvar vidas.

Compartilhar