Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

3 maneiras de emagrecer rapidamente com base na ciência

maneiras de emagrecer rapidamente
Imagem: Pixabay

Há maneiras de emagrecer rapidamente e com segurança. A perda de peso de 450 gramas a 900 gramas por semana promove o controle do peso a longo prazo de forma mais eficaz.

Mas a maioria dos regimes nos deixam ainda com fome ou não nos satisfazem completamente. Por isso, muitos acham complicado seguir uma rotina alimentar saudável.

No entanto, nem todas as restrições causam esse efeito. Por exemplo, planos alimentares com baixo teor de carboidratos e com alimentos integrais – que tem menos calorias – são mais simples para adaptação e perda de peso.

Continua depois da publicidade

Maneiras de perder peso rapidamente

Ao optar por perder peso através da alimentação saudável e, assim, ingerindo menos carboidratos, você visa:

  • diminuir o apetite;
  • emagrecer mais rápido;
  • melhora da saúde metabólica.

1 – Diminua carboidratos refinados

carboidrato refinado
Imagem: Pixabay

Uma maneira de emagrecer rapidamente é cortando açúcar, amidos ou carboidratos. Ou seja, faça uma alimentação com teor baixo de carboidratos , reduza os carboidratos refinados ou os substitua por grãos inteiros.

Segundo a publicação realizada na Obesity Society, isso vai fazer com que você sinta menos fome. Logo, a quantidade de alimentos ingeridos em um dia diminui e você consome menos calorias.

O plano com baixo teor de carboidratos faz o seu corpo queimar gordura armazenada para obtenção de energia, ao invés de carboidratos.

Continua depois da publicidade

Se você se alimentar com carboidratos complexos como grãos, somado ao déficit de calorias, o benefício é um alto teor de fibras que será digerido lentamente. Por isso, a sensação de saciedade é maior.

2 – Alimente-se de vegetais, proteína e gordura

Vegetais com folhas verdes e pouco carboidrato

vegetais de folha verde
Imagem: Pixabay

Coma à vontade vegetais de folhas verdes. Eles têm bastante nutriente e, não importa o quanto você coma, não irão aumentar as calorias e carboidratos da sua dieta alimentar.

Alguns exemplos a serem incluídos no seu plano de alimentação:

  • espinafre;
  • repolho;
  • pepino;
  • alface;
  • acelga.

Proteínas

A quantidade recomendada de proteína é importante para a preservação da sua saúde e massa muscular à medida em que perde peso.

proteína
Imagem: Pixabay

Estudos sugerem que a proteína adequada melhora os fatores de risco cardiometabólico, o peso corporal e o apetite, mas observe a quantidade. Geralmente, as necessidades abaixo atendem uma pessoa comum:

  • 56 a 91 gramas para um homem médio por dia;
  • 46 a 75 gramas para a mulher média por dia.

As fontes saudáveis de proteína são:

  • carnes bovinas, suínas, de frango e cordeiro;
  • peixes e frutos do mar como truta, camarão e salmão;
  • ovos inteiros com as gemas;
  • proteínas de origem vegetal: legumes, feijão e tofu, por exemplo.

Gorduras

Não tenha medo das gorduras saudáveis. O corpo precisa delas em qualquer dieta. Portanto, ótimas opções são o azeite de oliva e óleo de abacate.

abacate
Imagem: Pixabay.

Outras gorduras devem ser utilizadas com moderação, como manteiga e óleo de coco. O motivo: há um alto teor de gordura saturada também.

3 – Faça exercícios

Eles não são fundamentais para emagrecer rapidamente, mas ajudam muito. Principalmente, o levantamento de pesos.

Continua depois da publicidade

Ao levantar pesos, você queima muitas calorias e o metabolismo não desacelera, efeito colateral do emagrecimento.

Se esse exercício não for adequado para você, as atividades cardiovasculares como caminhar, correr e nadar são benéficas para a perda de peso e saúde em geral. Tanto o cardio, quanto o levantamento de pesos colaboram para o emagrecimento mais rápido.

Uma versão desta matéria foi publicada em novembro deste ano.

Continua depois da publicidade
Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.


Populares hoje

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...

Notícia

No dia 18 de fevereiro de 2021, a sonda Perseverance da NASA pousou na cratera de Jezero, na superfície de Marte. No entanto, o...