Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

É possível transformar gordura em músculos?

É possível transformara gordura em músculo?
(Imagem: Victor Freitas / Pexels)

Você não pode transformar a gordura em músculos, pelo menos não no sentido literal. O que é possível é emagrecer e ganhar massa muscular através de exercício físico, mas repare que uma coisa não está se transformando na outra.

Por que nosso corpo não pode transformar gordura em músculo?

A princípio, é preciso saber que o tecido que reveste o seu corpo, é diferente de um músculo. São propriedades anatômicas diferentes, onde cada uma delas possuem a sua função primordial. E fazer o acúmulo de gordura ser transformado em músculo não é uma delas. O inverso também é algo fora de cogitação. A gordura é composta de triglicerídeos, já a massa muscular é composta de tecido muscular, glicogênio, água e alguma gordura intramuscular. É impossível que a gordura se transforme diretamente em músculo, uma vez que a gordura não possui nitrogênio e não existe mecanismo no corpo para reconstruir a gordura em aminoácidos.

Em entrevista à Live Science, Brad Schoenfeld, professor assistente de ciência do exercício no Lehman College da City University de Nova York, falou sobre o assunto e o exemplificou da seguinte maneira: “A melhor analogia que posso usar é que você não pode transformar uma laranja em uma maçã”. Assim, deve-se entender que a perda de peso é um processo diferente de adquirir mais massa muscular.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Confira: Por que algumas pessoas comem muito e nunca ganham peso?

Ou seja, estes são dois procedimentos distintos. No momento em que uma pessoa busca perder peso, ela vai eliminar o seu excesso de calorias ingeridas, queimando-as durante a prática de alguma atividade física. Para Schoenfeld, no momento em que um indivíduo pensa que, ao emagrecer está ficando mais musculoso, ele estará infligindo “uma extrapolação básica da primeira lei da termodinâmica”. Onde, na verdade, algumas energias do organismo humano podem ser adquiridas por meio da conservação das calorias em excesso que foi ingerida.

Não podemos emagrecer e transformar gordura em músculos
Não podemos emagrecer e transformar gordura em músculos. Fonte: Freepik.

Dessa forma, para emagrecer, mas sem perder a musculatura, deve ter um cuidado redobrado no momento da alimentação. No momento em que houver cortes drásticos nas calorias ingeridas, o organismo sofrerá com um déficit de proteínas. Fazendo com que, além de perder a gordura, leve embora também os músculos adquiridos. Segundo o Schoenfeld, “tem sido demonstrado repetidamente que a baixa ingestão de proteínas [durante o corte de calorias] leva a uma perda acelerada de músculos”.

Como emagrecer e ganhar músculos?

Para que isso seja possível, uma boa alimentação é a etapa fundamental. Mas antes, vale ressaltar que não é possível transformar gordura em músculos. E sim, perder o excesso de peso, enquanto fortalece a musculatura. Mantendo um cardápio alimentar com todos os nutrientes essenciais ao corpo, o próximo passo é começar a fazer exercícios físicos. Se certifique que sua alimentação contenha bastante proteína, para que os músculos possam ser bem desenvolvidos ao longo do processo.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Para se exercitar, o ideal é que seja uma modalidade de resistência, onde a musculatura precisará ser forçada ao seu extremo, como por exemplo, o levantamento de pesos. Para Schoenfeld, existem outras opções viáveis: “além do levantamento de peso, outras formas de treinamento de resistência incluem trabalhar com faixas de resistência e resistir ao peso corporal, através de exercícios como agachamentos e flexões. Você certamente deve levantar pesos no mínimo duas vezes por semana, trabalhando todos os seus principais grupos musculares, para [retardar] qualquer perda muscular”.

para manter os músculos firmes é preciso exercícios de força
Aposte no levantamento de peso para ajudar a manter os músculos firmes. Fonte: Freepik

Apesar de possuir seus inúmeros benefícios, para essa meta os exercícios aeróbicos não são tão eficazes. Uma vez que eles não exigem tanta força para serem realizados. Fazendo com que não ocorra uma contração muscular mais intensa. Nesse caso, o ideal seria “levantar pesos no mínimo duas vezes por semana, trabalhando todos os seus principais grupos musculares, para [retardar] qualquer perda muscular”, relatou Schoenfeld.

Assim, “a única maneira de realmente ganhar massa muscular é forçar o corpo ao longo do tempo”, finalizou o professor. Então, não existe uma maneira de transformar gordura em músculos. Mas sim, emagrecer enquanto se esforça para obter a musculatura ideal e satisfatória para o seu padrão estético e saudável.

Com informações da Live Science e Healthline.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.