Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Por que algumas pessoas comem muito e nunca ganham peso?

por que algumas pessoas nunca ganham peso
Imagem: © Shutterstock

Sempre teremos alguém em nosso ciclo de vida, seja um parente ou algum amigo, que ingere o dobro de calorias recomendadas, mas mesmo assim, não engorda. É considerado até uma injustiça, uma vez que outras pessoas precisam se controlar para não comer todos os alimentos que está em sua frente. No entanto, em casos como esse, com quem devemos reclamar? Com o nosso apetite ou metabolismo? Não! Porém, o questionamento “por que algumas pessoas nunca ganham peso?”, pode ter uma resposta, afinal.

Existe ou não um segredo para comer muito e não engordar?

Para sanar as dúvidas dos seus leitores para tal questionamento, a Live Science fez uma entrevista com uma profissional desta área, a Kathleen Melanson, professora de nutrição e ciências da alimentação da Universidade de Rhode Island.

Quando foi questionada sobre o porque de algumas pessoas comerem muito e não engordar, ela respondeu que “não existe uma resposta simples para essa pergunta. Há fatores genéticos, nutricionais e até comportamentais envolvidos. E a extensão em que cada um desses fatores entra em jogo em qualquer indivíduo varia”.

Continua depois da publicidade
sedentarismo e aumento de peso
O aumento ou perda de peso pode estar relacionado ao sedentarismo. Fonte: Freepik.

Assim, não existe nada de tão especial por trás desse aumento ou perda de peso. Não é por causa de uma diferença entre os metabolismos, ou devido a sua cor ou até mesmo, um pedido a uma estrela cadente. Nesse momento, tudo será uma questão de perspectiva. Para confirmar esse fato, Melanson revelou que “muitas pessoas que parecem comer o que quiserem sem ganhar peso não estão comendo mais do que o resto de nós”.

Para tornar a informação ainda mais confiável, Kathleen expos um exemplo de uma situação bastante corriqueira. Onde, “seu amigo que toma sorvete diariamente pode naturalmente compensar essas calorias extras comendo menos em outra refeição ou comendo menos durante o resto do dia. Ou talvez, quando comem pizza, estão comendo devagar, ficando cheias e parando depois de apenas algumas fatias”.

Afinal, em alguns casos, por que algumas pessoas nunca ganham peso?

Se fosse realizado um estudo entre pessoas que comem muito e não engordam, e com outras que possuem uma enorme facilidade para ganhar peso, resultaria em um índice calórico quase padrão. De acordo com o Dr. Frank Greenway, diretor médico do Pennington Biomedical Research Center, “se você mede as calorias dessas pessoas, elas podem não comer tanto quanto você pensa”.

Confira: Quantas calorias por dia devo comer para emagrecer?

Continua depois da publicidade

Por trás dessa diferença de peso pode existir outros inúmeros fatores, sendo que os principais, estão associados ao sedentarismo e a prática de atividades físicas de forma regular. Uma caminhada para iniciar o dia ou uma corrida, influencia bastante na hora de perder peso. Então, mesmo que uma pessoa consuma muitas calorias diárias, se ela se manter ativa, seja em seu trabalho, brincando com seus filhos, terá menos chance de acumular gordura.

engordar pode não está associado as gorduras ingeridas
O ato de engordar pode não está associado as gorduras ingeridas, desde que a pessoa faça alguma atividade física. Fonte: Freepik

Segundo Melanson, o ato de se manter ativo de forma constante, está associado a produção e perda de energia. Assim, a nossa fábrica energética é proveniente de pequenas organelas chamadas de mitocôndrias. “Estão presentes dentro das células do músculo, onde aumentará em número e em sua atividade. Essas são as usinas que estão criando energia, usando energia para o movimento”, então, quanto maior a quantidade dessas organelas, mais calorias serão queimadas.

Dessa forma, quando estiver se questionando sobre o “por que algumas pessoas nunca ganham peso?”, é preciso ter em mente os fatores físicos que rondam por trás de cada uma. Como foi dito, o importante não é o consumo de muitas calorias, mas sim, o jeito ativo que uma pessoa adepta a exercícios físicos terá sobre um alguém sedentário.

Com informações da Live Science.

Continua depois da publicidade
Ruth Rodrigues
Publicado por

Bióloga de formação, mas divulgadora científica de coração. Escreve sobre o mundo das ciências para o SoCientífica.


Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...