Jonathan, uma tartaruga de 190 anos, se tornou a mais velha de todos os tempos. Ela nasceu em 1832, completando 190 anos em 2022. A tartaruga gigante (Aldabrachelys gigantea hololissa) já estava no Guinness World Records como o animal terrestre mais antigo vivo. Contudo, agora ela é a tartaruga mais antiga registrada.
O recordista anterior era Tu’i Malila, uma tartaruga irradiada (Astrochelys radiata) que tinha pelo menos 188 anos antes de morrer em 1965.
Jonathan está em uma ilha no Oceano Atlântico chamada Santa Helena. “Ele é um ícone local, símbolo de persistência diante da mudança”, disse Joe Hollins, veterinário de Jonathan, como relata o Live Science.
A história da tartaruga mais velha do mundo
No ano de 1882, Jonathan chegou a Santa Helena, quando ainda era uma jovem tartaruga de 50 anos, de acordo com o Museu Britânico de Londres. Uma fotografia desse ano mostra Jonathan crescido, sugerindo que ele tinha pelo menos essa idade quanto a foto foi tirada. Portanto, ele poderia ter mais de 190 anos hoje.
Atualmente, Jonathan está cego e não pode sentir cheiro, contudo, ainda pasta nos terrenos da residência do governador de Santa Helena. Ele vive junto com terrenos da residência do governador de Santa Helena, onde vive com as tartarugas gigantes David, Emma e Fred.
Ele é alimentado à mão apenas uma vez por semana com o objetivo de garantir calorias suficientes. As suas comidas favoritas são pepino, cenoura e repolho, segundo o Guinness World Records. Além disso, ele tem como principais interesses comer, dormir e acasalar.
“Apesar de sua idade, Jonathan ainda tem boa libido e é visto frequentemente acasalar com Emma e às vezes Fred – os animais geralmente não são particularmente sensíveis ao gênero!” Hollins disse ao Guinness World Records.
Qual o segredo da longevidade de Jonathan
Os cientistas não compreendem o processo que faz as tartarugas vivendo por tanto tempo. O que se sabe é que as tartarugas gigantes matam suas células danificadas no processo chamado de apoptose. Então, isso pode a ajudar a proteger de danos as suas células, as quais normalmente se deterioram conforme envelhecem.
Apesar de Jonathan ser o mais velho na terra, existem animais que vivem mais tempo na água. Um exemplo são os tubarões da Groenlândia ( Somniosus microcephalus ), que vivem pelo menos 272 anos. Além disso, alguns invertebrados semelhantes a águas-vivas regeneram continuamente suas células e não envelhecem.