Connect with us

Planeta Terra

Íris de gansos-patolas que sobrevivem à gripe aviária passam de azuis para pretas

Published

on

Um estudo recente revelou uma descoberta fascinante sobre as íris dos gansos-patolas que sobreviveram à gripe aviária. Os cientistas descobriram que as íris azuis vívidas dessas aves se tornam pretas após a infecção pelo vírus mortal.

A descoberta é uma evidência de que algumas aves selvagens estão se livrando da doença, e pode ser uma ferramenta de diagnóstico não invasiva útil para aplicar a outras espécies.

A gripe aviária tem afetado as populações de aves selvagens e domésticas por décadas, mas a cepa atual (H5N1) causou altas taxas de mortalidade entre gansos no Atlântico Norte no ano passado.

Advertisement

Os pesquisadores investigaram os tempos dos surtos de gripe aviária em colônias em toda a área de distribuição dos gansos, com um estudo detalhado do impacto do vírus em Bass Rock, na Escócia, lar da maior colônia de gansos do mundo.

As íris pretas – em vez do habitual azul pálido – foram vistas pela primeira vez em gansos que se reproduzem no Bass em junho do ano passado, com a cor variando de completamente preta a manchada.

Foram coletadas amostras de sangue de 18 gansos adultos aparentemente saudáveis com íris normais e pretas. As amostras foram testadas para anticorpos contra a gripe aviária para determinar se as aves haviam sido infectadas anteriormente. Oito testaram positivo, dos quais sete tinham íris pretas.

Advertisement

O Dr. Jude Lane, cientista de conservação da RSPB e principal autor do estudo, disse que a descoberta é fascinante e pode ser uma ferramenta de diagnóstico não invasiva útil.

Os próximos passos são entender sua eficácia, se ela se aplica a outras espécies e se há algum impacto prejudicial à visão das aves. Exames oftalmológicos também serão necessários para determinar o que está causando a coloração preta.

A descoberta é um grande avanço na compreensão da gripe aviária e pode ajudar a desenvolver novas estratégias de prevenção e tratamento para outras espécies.

Advertisement

Os surtos de gripe aviária são uma grande preocupação para a saúde animal e humana, e a descoberta de que algumas aves selvagens estão se livrando do vírus pode ser um sinal de esperança. No entanto, ainda há muito a ser feito para entender completamente a doença e desenvolver medidas eficazes de prevenção e tratamento.

A descoberta das íris pretas nos gansos-patolas é uma prova da evolução e adaptação das aves selvagens à doença. Os cientistas agora estão trabalhando para entender melhor como essa adaptação ocorre e como ela pode ser aplicada a outras espécies.

Advertisement
Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.