O ‘Rei dos Ratos’ é uma lenda do folclore alemão que surgiu na Idade Média, à época da peste negra. De acordo com a lenda, o aparecimento de ratos com as caudas amarradas indicava mau presságio, fome e morte. Acontece que um russo acaba de registrar, em seu Instagram, esse exato fenômeno acontecendo com os ratos.
O autor das imagens registrou o vídeo em Stavropol, na Rússia, em uma plantação alagada de melões. O homem encontrou os cinco ratos com as caudas amarradas em meio à água e às plantas, cada vez mais presos pelo nó.
O russo ainda retirou os bichos da água e do local onde estavam presos, colocando-os sobre uma superfície branca que permitiu ver mais claramente. Confira o vídeo aqui, levemente agonizante, apesar de todos os ratos terem sobrevivido.
De acordo com especialistas, os ratos podem prender suas caudas dessa forma de modo natural, apesar do processo nunca ter sido descrito. Ainda assim uma pesquisa de 2007 relata ao menos 58 casos de relatos confiáveis de ratos com as caudas amarradas desta maneira. 6 destes estão conservados em museus ou exposições ao público, como o exemplo abaixo:
A lenda do ‘Rei dos Ratos’ e o sinal de azar
Como citado antes, a lenda de que os ratos com as caudas amarradas indicam mau presságio surgiu ainda na Idade Média. Coincidentemente, os ratos realmente significavam a morte na época, uma vez que suas pulgas transmitiam a bactéria Yersinia pestis, causadora da peste negra. Contudo, ninguém nem suspeitava disso.
Pelo contrário, o ‘Rei dos Ratos’ era a lenda de que um líder destes animais se levantaria sobre a humanidade e criaria um reinado de miséria e fome para os humanos. Os ratos presos pelo nó na cauda, portanto, seriam um sinal da lenda.
Contudo, evidentemente não há nenhum indício de qualquer rei roedor maligno. Na verdade, pesquisadores afirmam que o fenômeno poderia acontecer devido a substâncias grudentas presas às caudas dos ratos. Conforme os bichos se movimentam (já que muitos ratos podem viver extremamente próximos), em algum momento seus rabos ficam presos da forma como vemos nas imagens.
Além do mais, a lenda do ‘Rei dos Ratos’ surgiu também como uma crítica velada aos reinados autoritários sobre a Europa durante o século XIV, especialmente após a Guerra dos Camponeses, ocorrida em 1524.
O autor dos vídeos, ademais, Alibulat Rasulov, afirma que a mãe dos ratos pode ter os prendido dessa forma para evitar que os animais caíssem na água e eventualmente se afogassem.