Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo Estranho

Uma ‘praga apocalíptica’ de ratos está devastando o leste da Austrália

Praga apocalíptica de ratos
(Imagem: Reprodução)

Uma praga apocalíptica de ratos está atormentando a vida de cidadãos do leste da Austrália. Há ratos nos armários. Ratos nas ruas. Milhares e milhares de ratos nos celeiros…

Um fazendeiro entrevistado pelo The Guardian descreveu o frenesi dos roedores como “uma praga absoluta”, mais severa do que qualquer coisa que os habitantes locais tenham visto em décadas. E lembre-se de que estamos falando da Austrália, lar dos ornitorrincos e aranhas gigantes.

De acordo com a mídia local, fazendeiros perderam colheitas inteiras, hotéis tiveram de fechar e alguns estabelecimentos chegaram a capturar mais de 600 animais em uma única noite.

Continua depois da publicidade

Isto pode ser apenas o início de uma ‘praga apocalíptica’ de ratos

Segundo Steve Henry, um pesquisador da CSIRO, a infestação é provavelmente o resultado de uma colheita de grãos incomumente grande, que atraiu mais ratos famintos para as fazendas da área no início da temporada do que o normal.

“Eles começam a se reproduzir mais cedo e, como há muito alimento e abrigo no sistema, eles continuam a se reproduzir desde o início da primavera até o outono”, disse Henry.

Alan Brown, um fazendeiro da cidade de Wagga Wagga, em New South Wales, disse que a praga provavelmente estava apenas começando, considerando o rápido ritmo de reprodução dos ratos; um único casal reprodutor pode produzir uma nova ninhada a cada 20 dias ou mais, gerando mais de 500 filhotes em uma temporada, de acordo com a Reuters.

Continua depois da publicidade
Praga apocalíptica de ratos
Imagem de Karsten Paulick por Pixabay

Como isso afeta a população local?

Além de destruir plantações e estoques de grãos, gerar prejuízo ao comércio e aos moradores, as pragas dos ratos também podem ser vetores de doenças, de acordo com o relatório do governo de Queensland de 1998.

“Talvez os patógenos mais comuns sejam a bactéria Salmonella, que pode se espalhar por uma variedade de espécies animais (incluindo humanos)”, disse o relatório. “As bactérias são geralmente transmitidas às pessoas por meio de alimentos contaminados com urina ou fezes infectadas e podem causar gastroenterite aguda.”

Avatar
Publicado por

Comentários

Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...