Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícia

Homem de Cheddar, um dos mais antigos humanos da Inglaterra, obtém reconstituição facial

O Cheddar Man mostra que a pele branca na Inglaterra pode ser um fenômeno recente.

O “Cheddar Man”, ou o “Homem de Cheddar”, um dos mais antigos humanos da Inglaterra com de 10.000 anos, obteve uma nova face graças à reconstituição com base em  sequenciamento genético. Os restos mortais do Homem de Cheddar foram encontrados na caverna de Gough em Cheddar Gorge, um desfiladeiro ao sul de Bristol e Bath, perto da aldeia de Cheddar, Somerset, no Reino Unido — e revelaram que ele tinha olhos azuis e pele e cabelo escuros.

Cheddar Man: um dos mais antigos humanos da Inglaterra que não tinha a pele clara.

O sequenciamento do DNA antigo ainda não publicado, segundo a Science, do esqueleto quase completo deste indivíduo mostrará que ele não tinha variantes genéticas para a pele clara que se espalhou mais tarde nos europeus, segundo pesquisadores do Museu de História Natural de Londres, que revelaram essa nova reconstrução; esses pesquisadores dizem, contudo, que um artigo científico estará chegando no final deste mês com os resultados do sequenciamento.

Os cientistas revelam uma face para 'Homem de Cheddar', um dos mais antigos humanos modernos da Inglaterra. Fonte: Jonathan Brady/PA/AP Images / Science

Os cientistas revelam uma face para ‘Homem de Cheddar’, um dos mais antigos humanos modernos da Inglaterra. Fonte: Jonathan Brady/PA/AP Images / Science

Os pesquisadores já sabiam que alguns europeus desta época tinham uma pele escura e olhos azuis, mas o Homem de Cheddar revela que os pressupostos anteriores de que os primeiros habitantes das ilhas britânicas tinham uma pele e um cabelo mais leves estavam errados — e esses traços não se espalharam pela Inglaterra até 4.800 anos atrás ou mais.

Fonte: Science.