Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Historiadora defende que este desenho de Jesus é obra de Leonardo da Vinci

(Leonardo da Vinci International Committee).

Leonardo da Vinci possui uma aura por todas as suas obras. Cercado por teorias das conspirações, muito do que lhe é atribuído nem sequer existe – talvez por seus esboços mirabolantes, muitas vezes as pessoas os superestimam demais. Mas isso não exclui o fato de que ele era, de fato, um gênio da matemática, engenharia de da ciência, e um excelente artista – e a Mona Lisa prova isso. Agora, uma historiadora de arte italiana defende que este desenho de Jesus cristo é obra de da Vinci. 

Associada à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em Florença, na Itália, a historiadora  Annalisa Di Maria estuda da Vinci. Ela pensa que o esboço, feito com giz vermelho, serviu para da Vinci como um estudo, uma espécie de treino, para amadurecer os traçados em uma verdadeira obra Salvator Mundi.

Salvator Mundi

Salvator Mundi, creditada a Leonardo da Vinci, mas muito questionada. (Wikimedia Commons).

Leonardo da Vinci viveu entre 1452 e 1519. Enquanto vivo, ele teria feito uma obra chamada Salvator Mundi, que foi redescoberta somente em 200 e leiloada em 2017 por 450 milhões de dólares. Ela demonstra, ainda um suposto conhecimento de óptica de da Vinci. No entanto, há especialistas que neguem tratar-se de uma obra de da Vinci. A obra tornou-se, nesses últimos anos, uma polêmica. Inicialmente, a atribuíram a  Boltraffio, que trabalhou com da Vinci, mas depois a atribuíram a da Vinci mesmo.

Em 2011, na National Gallery, prestigiado museu de arte em Londres, na Inglaterra, especialistas o autenticaram, como realmente de da Vinci, não em um estudo aprofundado, mas em uma conversa momentos antes do início da exposição. 

Continua depois da publicidade

Em entrevista à Folha de São Paulo, o crítico de arte Ben Lewis desconfia da autoria da arte principalmente pela mão de Jesus. Segundo o crítico, da Vinci estudava a anatomia humana e pintava tudo da maneira mais realista possível. Lewis defende que da Vinci não pintaria uma mão assim (note a mão à esquerda da pintura). Outros críticos, como o historiador Jacques Franck também estranharam a pintura.

Salvator Mundi antes da restauração. (Wikimedia Commons).

Eles acham os traçados grosseiros de mais para os padrões de da Vinci encontrados, por exemplo, em Mona Lisa. Portanto, muitos sugerem que, de fato, quem a pintou foi algum assistente de da Vinci, como aquela primeira suspeita, que creditava a obra a Boltraffio. 

Real Jesus de Leonardo da Vinci?

Di Maria também pensa que da Vinci não fez aquela pintura. Um colecionador que possuía aquele primeiro esboço pediu que Di Maria atribuísse a obra. Ao vê-la, a historiadora da arte imediatamente pensou no Salvator Mundi. “[Esta] é a verdadeira face do  Salvator Mundi ”, disse Di Maria ao jornal italiano La Stampa, conforme tradução para o inglês feita pelo Artnet News. “[Isso] lembra tudo nos desenhos de Leonardo: é a linguagem dele, e fala alto e bom som”, completa Di Maria.

“Não sou o único que sempre disse que [ Salvator Mundi ] não foi realmente de Leonardo”, disse Di Maria. “[Leonardo] nunca retrataria um personagem tão frontal e imóvel”, diz Di Maria

Continua depois da publicidade

Ela diz que o esboço é muito mais dinâmico do que a pintura Salvator Mundi, e que possivelmente tratava-se de um estudo para uma verdadeira pintura Salvator Mundi, desta vez realmente de autoria de da Vinci. Ela diz que os traçados do esboço são muito mais dinâmicos do que a pintura. Mas essa pintura infelizmente não existe.

E há, é claro, quem questione também o esboço. O especialista Martin Kemp diz que ele não descartaria a autoria de Leonardo no esboço de Jesus. Mas ele precisa ver pessoalmente, para analisar algumas características, como as suavidades dos traçados. Por exemplo, da Vinci pintava com a mão esquerda. Então, Kemp olharia em detalhes assim.

Continua depois da publicidade
Avatar
Publicado por

É divulgador científico por paixão. Gradua-se em Física pela UFSCAR e atua principalmente na Ciencianautas e SoCientífica.


Populares hoje

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...