Leonardo da Vinci possui uma aura por todas as suas obras. Cercado por teorias das conspirações, muito do que lhe é atribuído nem sequer existe – talvez por seus esboços mirabolantes, muitas vezes as pessoas os superestimam demais. Mas isso não exclui o fato de que ele era, de fato, um gênio da matemática, engenharia de da ciência, e um excelente artista – e a Mona Lisa prova isso. Agora, uma historiadora de arte italiana defende que este desenho de Jesus cristo é obra de da Vinci.
Associada à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em Florença, na Itália, a historiadora Annalisa Di Maria estuda da Vinci. Ela pensa que o esboço, feito com giz vermelho, serviu para da Vinci como um estudo, uma espécie de treino, para amadurecer os traçados em uma verdadeira obra Salvator Mundi.
Salvator Mundi
![696px Leonardo da Vinci Salvator Mundi c.1500 oil on walnut 45.4 × 65.6 cm](https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2020/11/696px-Leonardo_da_Vinci_Salvator_Mundi_c.1500_oil_on_walnut_45.4_%C3%97_65.6_cm.jpg)
Leonardo da Vinci viveu entre 1452 e 1519. Enquanto vivo, ele teria feito uma obra chamada Salvator Mundi, que foi redescoberta somente em 200 e leiloada em 2017 por 450 milhões de dólares. Ela demonstra, ainda um suposto conhecimento de óptica de da Vinci. No entanto, há especialistas que neguem tratar-se de uma obra de da Vinci. A obra tornou-se, nesses últimos anos, uma polêmica. Inicialmente, a atribuíram a Boltraffio, que trabalhou com da Vinci, mas depois a atribuíram a da Vinci mesmo.
Em 2011, na National Gallery, prestigiado museu de arte em Londres, na Inglaterra, especialistas o autenticaram, como realmente de da Vinci, não em um estudo aprofundado, mas em uma conversa momentos antes do início da exposição.
Em entrevista à Folha de São Paulo, o crítico de arte Ben Lewis desconfia da autoria da arte principalmente pela mão de Jesus. Segundo o crítico, da Vinci estudava a anatomia humana e pintava tudo da maneira mais realista possível. Lewis defende que da Vinci não pintaria uma mão assim (note a mão à esquerda da pintura). Outros críticos, como o historiador Jacques Franck também estranharam a pintura.
![Leonardo da Vinci Salvator Mundi before restoration black and white Cook Collection](https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Leonardo_da_Vinci_Salvator_Mundi_before_restoration_black_and_white_Cook_Collection.jpg)
Eles acham os traçados grosseiros de mais para os padrões de da Vinci encontrados, por exemplo, em Mona Lisa. Portanto, muitos sugerem que, de fato, quem a pintou foi algum assistente de da Vinci, como aquela primeira suspeita, que creditava a obra a Boltraffio.
Real Jesus de Leonardo da Vinci?
Di Maria também pensa que da Vinci não fez aquela pintura. Um colecionador que possuía aquele primeiro esboço pediu que Di Maria atribuísse a obra. Ao vê-la, a historiadora da arte imediatamente pensou no Salvator Mundi. “[Esta] é a verdadeira face do Salvator Mundi ”, disse Di Maria ao jornal italiano La Stampa, conforme tradução para o inglês feita pelo Artnet News. “[Isso] lembra tudo nos desenhos de Leonardo: é a linguagem dele, e fala alto e bom som”, completa Di Maria.
“Não sou o único que sempre disse que [ Salvator Mundi ] não foi realmente de Leonardo”, disse Di Maria. “[Leonardo] nunca retrataria um personagem tão frontal e imóvel”, diz Di Maria
Ela diz que o esboço é muito mais dinâmico do que a pintura Salvator Mundi, e que possivelmente tratava-se de um estudo para uma verdadeira pintura Salvator Mundi, desta vez realmente de autoria de da Vinci. Ela diz que os traçados do esboço são muito mais dinâmicos do que a pintura. Mas essa pintura infelizmente não existe.
E há, é claro, quem questione também o esboço. O especialista Martin Kemp diz que ele não descartaria a autoria de Leonardo no esboço de Jesus. Mas ele precisa ver pessoalmente, para analisar algumas características, como as suavidades dos traçados. Por exemplo, da Vinci pintava com a mão esquerda. Então, Kemp olharia em detalhes assim.