Durante uma expedição de fotógrafos pelas águas transparentes de Bonito, no Mato Grosso do Sul, mergulhadores tiveram um encontro fascinante. A equipe deu de cara com uma sucuri gigante – e de barriga cheia, felizmente.
Na ocasião, quem liderava a equipe era o biólogo e fotógrafo profissional Daniel de Granville Manço, que publicou as imagens eu seu Instagram. Daniel trabalha atualmente como guia para expedições de fotografia nas regiões do Pantanal e de Bonito.
Em uma declaração ao jornal Midiamax, Daniel conta sobre a experiência única de observação das sucuris nas águas de Bonito. “Em nenhuma outra parte do planeta é possível encontrá-las nadando em águas cristalinas como aqui. Na Amazônia, por exemplo, existem grandes sucuris também, mas os rios onde elas vivem são de águas naturalmente escuras e turvas, com pouca visibilidade.”
No perfil pessoal do Instagram do especialista, é possível conferir diversos outros registros de sucuris gigantes, além de uma gama enorme de outros animais.
Observação das sucuris gigantes, profissão e hobby
O Daniel de Granville trabalha já há 14 anos com o turismo ecológico, tendo ganhado inclusive diversos prêmios pelas fotografias das sucuris gigantes e do resto da vida selvagem do Mato Grosso do Sul. O biólogo também tem uma pós-graduação em jornalismo científico.
Apesar da formação, contudo, ele não pode manipular ou pesquisar os animais diretamente. Assim, seu objetivo é levar fotógrafos amadores e profissionais para conhecer as sucuris gigantes e registrarem imagens.
“É importante ressaltar que, apesar de ser biólogo, eu não possuo as licenças necessárias para realizar qualquer atividade científica com as sucuris, como captura, por exemplo. Então, nosso trabalho se resume apenas à observação e fotografia. Para garantir que não estamos impactando os animais durante estas atividades, nós sempre procuramos informações nos trabalhos científicos e com pesquisadores que estudam a espécie”, afirma também ao jornal Midiamax.
Confira aqui o vídeo do encontro do grupo de fotógrafos com a sucuri gigante.
Com informações de ND+.