Fósseis de parentes de peixes-boi encontrados em deserto no Egito

Jamille Rabelo

Fósseis de mamíferos marinhos sirênios, grupo composto por peixes-boi, dugongos e as extintas vacas-marinhas, foram encontrados no deserto do Egito. As datas dos fósseis são de 40 milhões de anos atrás, e mostram que esses animais já nadaram no local.

Outros fósseis do grupo já foram encontrados na região do deserto do Egito, mas esse é o primeiro que data para uma época geológica da Terra chamada de Eoceno.

Transição da terra para o mar

Assim como as baleias, os ancestrais dos peixes-boi viviam em terra antes de habitarem os oceanos. O mais antigo sirênio viveu há 50 milhões de anos. Seu nome científico é Pezosiren portelli e seu fóssil foi encontrado na Jamaica.

Essa espécie era semiaquática, ou seja, já estava em transição para o mar, mas ainda dependia da terra. O animal ainda possuía membros anteriores e posteriores característicos de mamíferos de terra. Já os atuais animais do grupo dos sirênios são totalmente aquáticos e possuem nadadeiras como membros anteriores e uma cauda ao invés de membros posteriores.

Animais como os peixes-boi e dugongos se alimentam apenas de algas e plantas marinhas, como o capim aquático. Esse tipo de alimento cresce em águas mais rasas e em estuários, ambientes com luz necessária para realizar fotossíntese. Dessa forma, os sirênios habitam esses ambientes, sendo vulneráveis à poluição costeira e outros impactos causados por humanos. Além disso são bastante calmos, o que facilita sua caça.

Atualmente, ainda existe população de dugongos habitando o Egito, na região do Mar Vermelho.

Os fósseis encontrados no deserto do Egito

Fóssil de vértebra do antigo Sirênio encontrado no leste do deserto do Egito. Foto: Mohamed Korany Ismail Abdel-Gawad

Em 2019, cientistas encontraram fósseis de membros, vértebras e costelas de uma vaca-marinha no leste do deserto egípcio. O indivíduo encontrado era um jovem adulto, segundo Mohamed Korany, paleontólogo e pesquisador da Universidade de Cairo.

Os pesquisadores apresentaram a nova pesquisa esse mês em conferência virtual e ainda a publicarão.

O estudo mostra mais evidências que o deserto do Egito já foi um ambiente marinho raso no passado. Dessa forma, a presença de sirênios, animais marinhos herbívoros, sustenta a hipótese que eles também habitavam águas mais rasas antigamente, em busca de alimentos.