Estes incríveis animais podem fazer fotossíntese

Adriana Tinoco
Acyrthosiphon pisum. Imagem: Eco Registros

Você provavelmente aprendeu nas primeiras aulas de ciências que plantas se alimentam através da fotossíntese. Enquanto, os animais precisam de outras fontes de energia. No entanto, você sabia que animais podem fazer fotossíntese? Vamos descobrir mais sobre isso agora.

O que é fotossíntese

Animais, incluindo os seres humanos, são organismos heterotróficos, incapazes de produzir seus próprios alimentos, portanto, dependem de fontes orgânicas para fornecê-lo.

As plantas, por outro lado, são organismos autotróficos capazes de produzir alimentos a partir de matéria inorgânica. Com a fotossíntese, os vegetais convertem água, minerais e luz solar em glicose e oxigênio. As plantas usam a glicose como fonte de energia necessária para o crescimento e manutenção da vida. Seu papel no ciclo de vida é importante, porque serve como fonte de alimento e oxigênio para outros organismos vivos.

Mas a natureza nunca deixa de nos surpreender, às vezes “as leis” podem ser ignoradas, pois alguns animais podem, assim como as plantas, sobreviver por meio da fotossíntese.

Animais capazes de fazer fotossíntese

Estes animais apenas mostram quão complexo é o mundo dos vivos e que a linha entre plantas e animais pode não ser tão bem definida. Nos faz pensar também até onde a evolução nos levará nos próximos bilhões de anos.

A Lesma-do-Mar Verde

animais que fazem fotossíntese: lesma do mar verde
Imagem: Divemag

A lesma-do-mar verde (Elysia chlorotica) é uma lesma que vive nas águas da costa leste dos Estados Unidos e do Canadá. Sua característica distintiva é o corpo, que  tem forma de folha e cor verde. A lesma come algas, mas essa não é sua única fonte de energia.

Ao que parece, a lesma-do-mar verde rouba organelas fotossintéticas (cloroplastos) das algas de que se alimenta, o que lhe permite viver sem comer, se alimentando da luz solar, através da fotossíntese. A simbiose que faz com que os cloroplastos de algas trabalhem para a lesma é chamada cleptoplastia.

Piolho-grande-da-ervilha

Imagem: Wikipédia

O piolho-grande-da-ervilha (Acyrthosiphon pisum) é um inseto que vive em todo o mundo e se alimenta de plantas (leguminosas). Embora possam parecer com qualquer outro inseto, eles são capazes de produzir carotenóides, pigmentos encontrados em cloroplastos (organelas fotossintéticas) e os próprios cromoplastos, dando-lhes uma cor laranja avermelhada e ajudando a clorofila na fotossíntese.

Salamandra-malhada

salamandra malhada
Imagem: Thomas Reed/ Facebook

A salamandra-malhada (Ambystoma maculatum), assim como a lesma-do-mar, vive em uma relação simbiótica com algas. No caso da salamandra, o que ocorre é que seus embriões são depositados pelas fêmeas nas plantas subaquáticas, perto da superfície, para que a luz possa alcançá-los.

Ao que parece, as algas ajudam os embriões a obter a energia necessária para o crescimento e desenvolvimento da luz solar, fornecendo uma fonte extra de energia. A salamandra-malhada é a única espécie vertebrada que pode se beneficiar diretamente da fotossíntese. Geralmente, o sistema imunológico de organismos mais desenvolvidos impede esse comportamento simbiótico.