Cultura
Filme brasileiro sobre luta de indígenas Yanomami é premiado em Berlim
O longa-metragem brasileiro A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, venceu o prêmio de público na sessão Panorama da Berlinale, da 71ª edição do Festival de Cinema de Berlim.
A produção retrata o cotidiano de um grupo Yanomami que vive isolado, em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos e luta pela preservação de sua terra e cultura.
A obra, um misto de ficção e documentário, denuncia garimpos ilegais e o desmatamento da floresta na região. Para tal, conta com os próprios índios como atores. O xamã Davi Kopenawa Yanomami assina o roteiro do filme em parceria com Bolognesi.
Por meio do Instagram, Luiz Bolognesi celebrou a vitória internacional. “Ganhamos o prêmio do público no Festival de Berlim! Melhor filme da Mostra Panorama!”, escreveu o roteirista e diretor de cinema.
De acordo com o site da Buriti filmes, a estreia do título foi neste festival – onde a obra marcou presença como a única brasileira da mostra. A primeira exibição do longa durante o evento aconteceu no último sábado (19/6).
Em uma sessão ao ar livre, estiveram presentes no festival: o diretor e roteirista Luiz Bolognesi, Pedro J. Marquez (diretor de fotografia) e Talita del Collado (trilha sonora original).
No Brasil, a expectativa é que o filme entre em cartaz no segundo semestre de 2021.
Matéria publicada originalmente em Metrópoles, parceiro da SoCientífica.
Aproveite nossas ofertas imperdíveis
Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.
VER OFERTAS