Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Este é o rosto do pai do rei Tut, o faraó Akhenaton?

faraó akhenaton
Faraó Akhenaton, pai de Tutancâmon e marido de Nefertiti, governou o Egito entre aproximadamente 1353 e 1336 aC. (Centro de Pesquisa da FAPAB)

Graças aos esforços de alguns pesquisadores, finalmente a comunidade científica pôde observar o rosto de um dos mais antigos faraós do Egito. Segundo os relatos históricos, o faraó Akhenaton era o pai do rei Tut e teve a sua face revelada, após uma reconstrução computadorizada.

A reconstrução facial do faraó Akhenaton

O trabalho teve início após a descoberta de uma múmia encontrada em 1907, localizada pelos pesquisadores, em um cemitério próximo ao túmulo onde o rei Tut, também conhecido como o menino rei, fora enterrado. No Vale dos Reis, os estudiosos estavam trabalhando sem parar, para tentar descobrir a quem pertencia os restos mortais encontrados perto do rei e qual seria a sua relação para com ele.

A tumba de Tutancâmon (embaixo à esquerda) no Vale dos Reis, perto de Luxor (antiga Tebas), Egito. (Robert Holmes)

Segundo os relatos de Mindy Weisberger, no Live Science, o trabalho de reconstruir o rosto em 3D dessa múmia, que até aquele momento era identificada como KV55. Tal obra ficou sob a responsabilidade dos especialistas do Centro de Pesquisa em Antropologia Forense, Paleopatologia e Bioarqueologia (FAPAB) na Sicília.

Relacionado: Como um quebra-gelo tocando música clássica salvou 2.000 baleias beluga da morte certa em 1985

Continua depois da publicidade

Além dessa equipe, a reconstituição do faraó Akhenaton teve a participação ilustre de Cícero André da Costa Moraes, um famoso especialista nessa área, que também ajudou a desvendar as semelhanças de dois duques tchecos medievais.

Para reconstruir o crânio, os especialistas utilizaram dados e imagens já publicados acerca deste governante, enquanto para a adição de pele, olhos, os depósitos de gordura e músculos faciais, foram feitos usando uma técnica conhecida como o método Manchester. De acordo com o diretor FAPAB e co-fundador Francesco Galassi, “os músculos e ligamentos foram inspirados no modelo crânio acordo com as regras de anatomia. A pele é colocada em cima disso, e as espessuras do tecido são valores médios que foram determinados cientificamente”.

faraó Akhenaton
Visualização do perfil do crânio de KV55. (Wikimedia Commons)

Resultado da reconstituição de KV55

Após trabalha ter sido concluído com sucesso, as características obtidas por meio da reconstrução foram de um homem com pele bronzeada, olhos cor de amêndoas e uma mandíbula proeminente. Como sabemos, os faraós eram reconhecidos pela quantidade de adornos que utilizam, no entanto, durante a reconstrução, os pesquisadores optaram por deixar o faraó Akhenaton sem acessórios.

faraó Akhenaton
Relevo egípcio antigo representando Akhenaton, Nefertiti e seus filhos. (Wikimedia Commons sob CC BY-SA 4.0)

Os ossos encontrados revelam que o governante faleceu com 26 anos de idade, mas nada concretizado. Portanto, existem teorias que levam a crer que o jovem poderia ter entre 19 e 22 anos de idade. Em outras controvérsias, há quem acredite que o faraó veio a falecer somente aos 40 anos de idade.

Relacionado: Páscoa: qual a origem deste feriado internacional?

Continua depois da publicidade

 Os dados que compactuam para sua morte aos 40 anos são provenientes da seguinte lógica: começou seu reinado como um jovem adulto, e não como uma criança. Porém, isso é apenas uma suposição criada pelos especialistas.

O reinado desse governante durou de 1353 até 1336 a.c. Na tumba onde estava KV55, os arqueólogos também encontraram outros artefatos, tais como: tijolos inscritos com o seu nome escrito, bem como um sarcófago e jarros canópicos associados a Kia, a concubina do faraó Akhenaton.

Com informações de Live Science e Smithsonian Magazine.

Continua depois da publicidade
Comentários

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.