Cientistas transformaram água pura em metal

Rafael D'avila

Já pensou que incrível seria transformar água pura em metal? Os cientistas estão conseguindo fazer isso. A água encontrada na natureza funciona como um poderoso isolante e carrega eletricidade, isso por conta das impurezas presentes nela. Sendo assim, essas impurezas se dissolvem em íons livres, permitindo que a corrente elétrica flua.

Para transformar água pura em metal, é preciso atingir pressões extremamente altas, além da capacidade de produzir tal elemento em laboratório. Entretanto, os pesquisadores conseguiram provar que é possível incluir a metalicidade na água pura de outra maneira, por meio de uma técnica altamente científica.

Segundo eles, para transformar água pura em metal basta colocar o líquido em contato com um metal alcalino de compartilhamento de elétrons, neste caso, uma liga de sódio e potássio. Os profissionais, além disso, podem adicionar partículas carregadas de movimento livre, para metalizar a água.

água pura em metal
Imagem: Philip E. Mason

O tempo de condução é muito rápido, apenas dois segundos, mas é um ponto bastante significativo para entender como é possível transformar água pura em metal. “Você pode ver a transição de fase para água metálica a olho nu!” disse o físico Robert Seidel, do Helmholtz-Zentrum Berlin für Materialien und Energie, na Alemanha. “A gota prateada de sódio-potássio se cobre com um brilho dourado, ou seja, algo muito impressionante”.

Outros experimentos que ajudam a transformar água pura em metal

Os estudos provaram que praticamente qualquer material pode se tornar um condutor, se as pressões forem suficientemente altas. A ideia, com isso, é de que se você apertar os átomos com força, os orbitais dos elétrons externos começarão a se sobrepor, fazendo com que se movimentem.

“Nosso estudo não apenas mostra que a água metálica pode de fato ser produzida na Terra. Porém, também caracteriza as propriedades espectroscópicas associadas ao seu belo brilho metálico dourado”, disse Seidel.

Em uma câmera a vácuo, a equipe realizou outros experimentos sobre a questão de transformar água pura em metal. Os profissionais começaram extrudando de um bico uma pequena bolha de liga de sódio-potássio e, lentamente, foram adicionando uma fina película de água pura.

Sendo assim, ao ter contato, os íons carregados positivamente e os elétrons fluíram da liga para a água. Contudo, a água não ganhou apenas um brilho dourado, mas se tornou condutora.

No Sistema Solar, dentro dos planetas de gelo (como Netuno e Urano), acredita-se que o hidrogênio líquido metálico gira. Entretanto, apenas em Júpiter as temperaturas são altas o suficiente para transformar água pura em metal.

Com informações de Science Alert.