Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

DNA antigo mostra que nenhuma população humana é pura

Estudos recentes mostraram que o exame do DNA antigo poderia fornecer informações importantes sobre a história humana.

Em uma pesquisa recente da Harvard Medical School, os pesquisadores descobriram que, com o sequenciamento de DNA, é possível extrair sequências de humanos que viveram dezenas de milhares de anos atrás.

Os cientistas poderiam fazer isso moendo restos do esqueleto em um pó para fazer testes. Por exemplo, a pesquisa genética sobre a pré-história da Europa e do sul da Ásia poderia ajudar a explicar as histórias paralelas dos dois lugares. Ambas as regiões começaram a agricultura há milhares de anos e as pessoas nos dois lugares falavam línguas indo-europeias relacionadas.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Segundo os pesquisadores, os agricultores da Europa chegaram da Anatólia há milhares de anos. Em seguida, eles se misturaram com a população local de caçadores-coletores.

Imigração posterior da Estepe Eurasiana ocorreu na época em que Stonehenge foi construída. Essas pessoas usavam rodas e cavalos domesticados para explorar as pastagens das estepes de forma eficaz.

Os pesquisadores também descobriram que pré-história semelhante ocorreu na Península Ibérica. A partir daí, uma terceira população também chegou das estepes, juntou-se aos grupos de caçadores-coletores e agricultores. Curiosamente, a pesquisa de DNA descobriu que essa terceira população era exclusivamente masculina.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

No sul da Ásia, a pesquisa de DNA mostra que houve uma migração após a Idade do Gelo. Esta imigração levou a uma mistura de duas ancestralidades, a ancestral do norte da Índia e a do sul da Índia.

Estudos de DNA também mostraram que o sistema de castas da Índia ocorreu milhares de anos antes.

Os pesquisadores alertam que a pesquisa de DNA não pode dizer exatamente como a substituição da população aconteceu. Mas as descobertas sugerem que os humanos derivam inerentemente de ancestralidade mista. Não há população pura.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

FONTE / Knowridge Science Report

Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Espaço

Trouxemos uma pequena seleção das mais belas fotos da superlua que iluminou os céus esta semana. Confira agora mesmo.