Chimpanzés matando gorilas são vistos pela primeira vez

Rafael D'avila

Podemos esperar qualquer coisa em relação à natureza, até mesmo chimpanzés matando gorilas. Pode ser que essa afirmação não soe bem, entretanto, foi exatamente isso que aconteceu em Gabão, conforme artigo publicado na Scientific Reports. O Parque Nacional Loango é o lar oficial de chimpanzés e gorilas, mas por 16 anos protagonizou um estudo das relações dentro e entre as tropas de chimpanzés, intitulado de ‘Projeto Chimpanzé Loango’.

“As interações entre chimpanzés e gorilas até agora foram consideradas relativamente relaxadas”, disse a professora Simone Pika, da Universidade de Osnabrück, em um comunicado. “Temos observado regularmente as duas espécies interagindo pacificamente em árvores forrageiras. Nossos colegas do Congo até testemunharam interações lúdicas entre as duas espécies de grandes macacos”, completou.

chimpanzes matando gorilas 01
Imagem: Lara M. Southern/ LCP

Batalhas de chimpanzés matando gorilas aconteceram mais de uma vez

Entretanto, tudo mudou há dois anos, quando a estudante Lara Southern e seus colegas ouviram gritos que surgiram do encontro entre duas tropas de chimpanzés. “Então, ouvimos batidas no peito, uma característica de exibição dos gorilas, e percebemos que os chimpanzés haviam encontrado um grupo de cinco gorilas”, disse Southern. Porém, não imaginava presenciar os chimpanzés matando gorilas!

A batalha durou cerca de 52 minutos, mas 10 meses depois um conflito ainda mais intenso foi observado. Em ambas as situações, os chimpanzés usaram o peso do corpo para neutralizar a considerável vantagem do tamanho dos gorilas. A primeira batalha envolveu agressões de ambos os lados, mas na segunda, os chimpanzés mataram gorilas, inclusive um filhote que acabou se separando da mãe.

Chimpanzés matando gorilas
Imagem: Tobias Deschner/ LCP

A grande questão é descobrir o porquê desses ataques, e também o motivo de só começarem recentemente. Quando os dois eventos aconteceram, o parque estava na temporada em que as dietas do chimpanzé e do gorila se sobrepõem fortemente. Por outro lado, a relação pacífica entre esses animais foi observada nas épocas em que suas dietas se divergem.

Em relação aos chimpanzés matando gorilas, os autores do artigo acreditam que não é coincidência a produção mais baixa de frutas nas florestas do Gabão. O segundo bebê morto pelos chimpanzés foi tratado como comida, mas o primeiro não, indicando que a batalha tratava-se mais de competição e não predador/presa.

“Estamos apenas no começo para entender os efeitos da competição nas interações entre as duas espécies de grandes macacos em Loango”, disse Pika. “Nosso estudo mostra que ainda há muito a explorar e descobrir sobre nossos parentes vivos mais próximos, e que O Parque Nacional Loango, com seu habitat de mosaico único, é um lugar único para fazer isso”, finalizou.

Compartilhar