Escavações recentes na antiga cidade romana de Pompeia, revelaram uma inscrição que fazia um apelo aos eleitores para votarem no candidato Aulo Rústio Vero para uma determinada posição política.
A inscrição em latim traduzida dizia: “Peço-lhe que faça de Aulus Rustius um verdadeiro edil, digno do Estado”, de acordo com Adam Schrader da Artnet. Um edil era um eleito oficial que cuidava da infraestrutura pública entre outras responsabilidades.
Os resultados desta pesquisa foram publicados recentemente na revista do Parque Arqueológico de Pompeia, Pompeii Scavi. A inscrição foi descoberta dentro de uma residência, que se acredita ter sido propriedade de um apoiante ou amigo de Verus Rústio Vero. Aulus Rustius Verus já era um nome familiar para os arqueólogos, inclusive, eles encontraram evidências de que Aulo ocupou uma posição de maior poder mais tarde.
“A paixão eleitoral foi vivida com intensidade em Pompeia: encheu as ruas, aqueceu a alma”, escreveram os arqueólogos numa publicação no site do Parque Arqueológico de Pompeia.
A inscrição foi encontrada na sala que abrigava o altar doméstico da casa, um lararium. Isso é notável, pois as mensagens políticas geralmente eram exibidas do lado de fora dos edifícios para serem vistas pelo público. No entanto, neste caso, o proprietário pode ter planeado um evento para promover a candidatura da Verus.
A casa, que estava em reforma na época da soberania devastadora, também tinha uma padaria.
As iniciais de Verus foram encontradas em uma pedra de moinho na casa, indicando que ele pode ter contribuído financeiramente para a padaria. Isso não é inesperado, pois a “compra de votos” era uma prática comum em Pompeia.
Os pesquisadores também descobriram o que acreditam ser a última oferenda feita pelo proprietário antes da grande erupção. No altar de alvenaria pintado do larário, decorado com duas serpentes de gesso, foram encontrados restos de tâmaras e figos queimados; além disso, eles encontraram o que suspeitam ser restos de ofertas anteriores, incluindo carne, peixe e uvas.
Numa casa próxima, na mesma área, também foi recentemente descoberto um afresco colorido representando pão achatado, frutas e vinho.