As 9 maiores aves voadoras do mundo

Dominic Albuquerque
O Albatroz é a maior ave voadora do mundo. Imagem: Shutterstock

Embora existam muitas evidências fósseis de espécies de aves voadoras extintas muito maiores do que as aves atuais, algumas espécies de aves vivas hoje alcançam envergaduras de asas impressionantes. Há mais de 10.000 espécies de aves no mundo. Algumas, como o beija-flor, são bem pequenas. Outras, como o avestruz, não são capazes de voar.

Nesta lista, consideramos nove das maiores aves voadoras do mundo.

Lista das maiores aves voadoras do mundo

• Albatroz-errante (3,7 m de envergadura)
  • Pelicano-branco (3,6 m de envergadura)
  • Albatroz-real-meridional (3,6 m de envergadura)
  • Pelicano-crespo (3,6 m de envergadura)
  • Albatroz-de-tristão (3,3 m de envergadura)
  • Albatroz-das-antípodas (3,3 m de envergadura)
  • Condor-dos-andes (3,3 m de envergadura)
  • Albatroz-real-do-norte (3 m de envergadura)
  • Marabous (3 m de envergadura)

9. Marabus (3 m de envergadura)

Marabus

Os marabus são umas das maiores aves voadoras do mundo, e vivem em regiões úmidas e áridas ao sul do deserto do Saara. Essas aves, que tipicamente vivem próximos a aterros sanitários, chegam a pesar quase 8 kg. Há alguns relatos isolados de marabus com envergadura de até 4 m. Essas aves alcançam a maturidade sexual quando alcançam cerca de quatro anos de idade, e ficam com o mesmo par pelo resto da vida.

São aves necrófagas, e frequentemente vivem próximas a habitações humanas.

8. Albatroz-real-do-norte (3 m de envergadura)

Albatroz-real-do-norte

O albatroz-real-do-norte tem uma envergadura de 3 metros. Essa espécie, que corre risco de extinção, habita em ilhas da Nova Zelândia. Felizmente, o número dessas aves tem crescido, ainda que o total seja preocupante.

Essa ave pesa cerca de 7 kg, e não acasala antes de fazer oito anos de idade. Elas se alimentam de peixes mortos, ou que estão morrendo, próximos à superfície da água. O albatroz-real-do-norte realiza rituais elaborados de acasalamento, no ar e na água. Eles constroem grandes ninhos usando plantas encontradas no litoral. Ambos macho e fêmea ajudam a incubar os ovos e criar os filhotes.

7. Condor-dos-andes (3,3 m de envergadura)

Condor-dos-andes
Imagem: Gus Martinie/Shutterstock

O condor-dos-andes vive nas montanhas andinas. É o símbolo nacional da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. Essa ave pesa cerca de 13 kg, e está na lista das aves sob risco de extinção.

A ave pode viver até 50 anos, alcança sua maturidade sexual aos seis anos, e escolhe um parceiro para o resto da vida.

6. Albatroz-das-antípodas (3,3 m de envergadura)

Albatroz-das-antípodas
Imagem: Imogen Warren/Shutterstock

O albatroz-das-antípodas também é uma das maiores aves voadoras do mundo, e também está sob risco de extinção que vive no sul do Pacífico. A ave pode pesar até 8,6 kg, com envergadura de 3,3 m.

Esse albatroz só põe ovos a cada dois anos, e costumam voltar à região onde nasceram para pôr seus ovos. Só se tornam independentes depois de 250 dias de idade, e a maturidade sexual chega aos sete anos. Tanto os machos como as fêmeas se responsabilizam por incubar e criar os filhotes.

5. Albatroz-de-tristão (3,3 m de envergadura)

Albatroz-de-tristão
Imagem: Agami Photo Agency/Shutterstock

O albatroz-de-tristão vive no Atlântico Sul, com envergadura de 3,3 m, que o ajuda a explorar e caçar em vários territórios. Ele acasala quase por completo na Ilha Gough. As fêmeas vivem na região leste da ilha, onde é possível encontrá-las até a África do Sul, enquanto os machos ficam ao oeste, sendo possível vê-los até a América do Sul.

Esse albatroz também corre risco de extinção.

4. Pelicano-crespo (3,6 m de envergadura)

Pelicano-crespo
Imagem: Ondrej Prosicky/Shutterstock

O pelicano-crespo é nativo da Mongólia, mas a maioria vive na Rússia. Também é possível encontrar a espécie em lagos de água doce e habitats úmidos na costa mediterrânea. Essa ave possui uma envergadura de 3,6 m, e é a maior dentre a família dos pelicanos. Pode pesar quase 15 kg, com uma dieta constituída quase completamente de peixe.

Tem um dos maiores bicos dentre os pelicanos; ele tem uma coloração amarela opaca na maior parte do ano, mas assume um aspecto brilhante de laranja durante o período de acasalamento.

3. Albatroz-real-meridional (3,6 m de envergadura)

Albatroz-real-meridional
Imagem: AndreAnita/Shutterstock

O albatroz-real-meridional tem uma envergadura de 3,6 m, e vive nas águas da América do Sul, retornando para a Ilha Campbell, na região subantártica, quando chega o período de pôr seus ovos. Nessa viagem, eles circum-navegam o globo. Sua dieta se constitui de peixes que apanham na superfície da água ou logo abaixo.

2. Pelicano-branco (3,6 m de envergadura)

Pelicano-branco
Imagem: meunierd/Shutterstock

O pelicano-branco é uma grande ave que habita em pântanos e lagos no sudeste da Europa, em partes da Ásia e África. Os machos podem pesar até 15 kg, e as fêmeas alcançam até 9 kg. O acasalamento ocorre principalmente na África do Sul, mas também pode acontecer na Rússia, Turquia e no norte da Grécia.

Essa ave é muito social, e se alimenta em grupos de entre seis e oito. As aves formam um círculo em torno de um grupo de peixes e mergulham seus bicos ao mesmo tempo. Mas sua dieta não é feita apenas de peixes, pois eles também podem se alimentar dos filhotes de outras aves.

1. Albatroz-errante (3,7 m de envergadura)

Albatroz-errante
Imagem: Kerry Hargrove/Shutterstock

O albatroz-errante, que pode alcançar uma envergadura de até 3,7 m, ocupa o topo na nossa lista das maiores aves voadoras do mundo. Essa ave habita principalmente nas regiões acima dos mares ao sul do planeta.