As 10 belezas naturais mais famosas do Brasil

Dominic Albuquerque

As belezas naturais mais famosas do Brasil são globalmente reconhecidas por suas singularidades e significância ecológica. O país é conhecido por muitas belezas, na verdade, sejam naturais ou humanas.

Desde as florestas densas da Amazônia até as dunas brancas dos Lençóis Maranhenses, as belezas naturais do país impressionam tanto locais como estrangeiros. Viajantes e exploradores de todas as partes do globo se atraem pelo Brasil, e escolhem o país como rota de suas aventuras.

Grandes cavernas profundas, picos altos, dunas e praias extensas, cachoeiras largas e distantes, arquipélagos fazem parte do arsenal de belezas naturais da nação. Além de tornarem o país mais diverso em vida selvagem, tanto na fauna como na flora, servem também como fonte de pesquisa e ecoturismo.

Sua preservação é inestimável, e algumas delas também carregam um pego cultural importante para o Brasil, inclusive para as etnias nativas do país, como a floresta amazônica, que é lar de muitos povos indígenas não apenas do Brasil, mas de outros países também.

Belezas naturais mais famosas do Brasil

10. Dunas do Jalapão

natural1
Imagem: Ticiana Giehl/Shutterstock.com

Uma das belezas naturais mais famosas do Brasil são as dunas do Jalapão, no Tocantins. As dunas de areia alaranjadas chamam atenção, assim como as formações rochosas e os rios da região. O ecoturismo é popular na área.

A erosão das montanhas próximas foi o que resultou na formação das dunas. O melhor momento para vê-las é no pôr do Sol, e muitos o assistem para ver o astro “tocar” a areia laranja das dunas.

As dunas estão próximas de cachoeiras, piscinas de águas termais e cânions nas proximidades do Parque Estadual do Jalapão.

9. Pão de Açúcar

natural2
Imagem: Donatas Dabravolskas/Shutterstock.com

O Pão de Açúcar é uma das formações geográficas mais icônicas do país. Localiza-se no Rio de Janeiro, e é nomeado devido ao seu formato arredondado, que lembra o de um pão-de-açúcar. É um destino turístico muito popular, reconhecido pela visão panorâmica e pelos teleféricos.

8. Pantanal

natural3
Imagem: Roberto Tetsuo Okamura/Shutterstock.com

A maior área úmida tropical do mundo faz parte do Pantanal, cuja maior parte se localiza no estado do Mato Grosso do Sul. O Pantanal ocupa uma área entre 140.000 a 195.000 km². Há uma incrível diversidade de flora e fauna na região, com cerca de 1000 espécies de aves, 300 de mamíferos, 400 de peixes, 480 de répteis e mais de 9.000 espécies de invertebrados.

7. Pico da Neblina

natural4
Imagem: Robson Esteves Czaban/Wikimedia.org

O Pico da Neblina é o ponto mais alto do país (2 995,30 m de altitude), e uma das belezas naturais mais famosas do Brasil. A montanha localiza-se num parque nacional densamente florestado, e o acesso à região é altamente restrito.

Leva-se cerca de quatro dias para alcançar o pico da montanha, o que inclui três dias de caminhada pelas florestas. Os que se atrevem a visitar a área correm o risco de contraírem doenças como malária, febre amarela, dentre outras causadas por insetos vetores. O resgate na região é quase impossível.

6. Cataratas do Iguaçu

natural5
Imagem: Aleksei Sarkisov/Shutterstock.com

As Cataratas do Iguaçu são cachoeiras famosas do Rio Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e a Argentina. São as cataratas mais largas do mundo inteiro, e dividem o rio em dois cursos diferentes.

5. Atol das Rocas

natural6
Imagem: Wikimedia.org

O único atol no Oceano Atlântico do Sul, localizado no estado do Rio Grande do Norte. É um atol vulcânico, com formação coralina. É um santuário de vida selvagem, declarado como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2001. Lar de grande diversidade de aves, golfinhos, tubarões, etc.

Sua localização é extremamente remota, e somente pesquisadores possuem permissão para estudar a vida selvagem e o ambiente do atol.

4. Lençóis Maranhenses

natural7
Imagem: Pakawat Thongcharoen/Shutterstock.com

Uma das belezas naturais mais famosas do Brasil, os Lençóis Maranhenses se localizam no estado do Maranhão. Possui um litoral de 70 km de extensão e dunas de areia branca em direção ao interior. Uma de suas características mais interessante é a formação de lagos temporários de água doce durante o período de chuvas.

Os lagos se formam quando a água se acumula nos vales entre as dunas. O parque nacional é lar de diversas espécies sob risco de extinção.

3. Cachoeira da Fumaça

natural8
Imagem: Larissa Chilanti/Shutterstock.com

Se localiza na Chapada Diamantina, na Bahia. A cachoeira de 340 metros era tida como a mais alta do país até a descoberta da Cachoeira do El Dorado, na floresta amazônica. Sua localização é famosa dentre os mais aventureiros. A cachoeira, contudo, seca quando a precipitação é baixa. Alcançá-la não é uma tarefa fácil, e requer travessia por áreas remotas.

2. Fernando de Noronha

natural9
Imagem: guilhermespengler/Shutterstock.com

Localizado no Oceano Atlântico, a 354 km da costa brasileira, o arquipélago de Fernando de Noronha se constitui de 21 ilhas e ilhotas. A ilha principal é a única habitada, com área de 18.4 km² e população em torno de 2.700 habitantes. As ilhas possuem praias belíssimas e mais de 200 espécies de peixe.

1. Floresta Amazônica

natural10
Imagem: Gustavo Frazao/Shutterstock.com

No topo das belezas naturais mais famosas do Brasil só poderia estar a floresta amazônica, tida como os pulmões do planeta. É um dos locais menos explorados do mundo, e uma parte significativa da floresta não foi tocada pela modernidade.

Há imensa diversidade de vida selvagem na área: 1 em cada 10 espécies que conhecemos se encontra na floresta. 390 bilhões de árvores estão na floresta, em mais de 16.000 de espécies. A floresta também contém 2.5 espécies de insetos, 2.200 espécies de peixes, 1.294 espécies de aves e centenas de espécies de mamíferos, répteis e anfíbios.