Invertebrados

Elisson Amboni
A joaninha é um inseto e, portanto, um invertebrado.

Invertebrados são todos os animais que não possuem coluna vertebral. Estima-se que mais de 30 milhões de espécies de invertebrados podem existir — em outras palavras, em torno de 90-95% de todos os organismos do planeta.

Principais características

Os animais invertebrados formam um grande grupo, representando a maioria dos seres vivos encontrados em nosso planeta. Sendo um grupo tão extenso, eles apresentam muitas diferenças entre si, ainda assim, há algumas características em comum:

• Ausência de coluna vertebral e crânio
  • A maioria são seres pluricelulares, ou seja, são formados por mais de uma célula.
  • São compostos por células do tipo eucariótica, que possuem núcleo delimitado pela membrana nuclear.
  • Nutrição heterotrófica: alimentar-se de outros seres vivos, não sendo capazes de produzir seu próprio alimento.
  • Possuem sangue frio.
  • Possuem sistema circulatório aberto
  • Sem glóbulos vermelhos
  • A grande maioria é hermafrodita
  • Pele de uma camada
  • Olhos compostos que são um crescimento fora da pele

Os 8 mais importantes grupos de invertebrados

Como já foi dito, os invertebrados formam um grupo extenso e heterogêneo, dessa forma, podem ser divididos em subgrupos, chamados filos. Aproximadamente, existem 33 filos diferentes, sendo assim, destacamos apenas os oito mais comuns:

Poríferos

Os invertebrados do filo dos poríferos, também conhecidos como esponjas, são animais aquáticos que possuem um corpo poroso. Os poríferos são animais que se alimentam por meio de filtração, o que significa que eles retiram partículas de alimentos da água, quando esta passa pelo seu corpo.

Exemplo: esponja do mar

invertebrados: esponja do mar
Esponja do mar.

Cnidários

Também conhecidos como celenterados, os cnidários também são animais aquáticos. O corpo dessas espécies apresenta simetria radial, ou seja, em seu corpo, partes semelhantes se repetem ao redor de um eixo central.

Os invertebrados desse filo possuem uma cavidade gastrovascular, apresentando uma única abertura para a entrada de alimentos e para a saída de resíduos.

Exemplos: medusas, anêmonas, água-viva e corais

invertebrados: anemonas
Anêmonas.

Platelmintos

Os platelmintos possuem corpo plano e achatado. Por conta dessa característica, são conhecidos como vermes achatados. Esse filo é encontrado em variados habitats.

Exemplos: esquistossomos, tênias e planárias

Nematódeos

O filo dos nematódeos, ou nematelmintos, reúne animais que vivem em diversos habitats, embora sejam conhecidos, principalmente, pelas espécies parasitas. Esse grupo apresenta corpo fusiforme, ou seja, alongado com extremidades mais estreitas.

Exemplo: ancilóstomo (verme)

Moluscos

Os moluscos são animais de corpo mole, que formam o segundo maior grupo de animais em número de espécies. Alguns representantes possuem concha protegendo seu corpo. A maioria das espécies é marinha.

Exemplos: ostras, lulas, caramujos, polvos e lesmas

invertebrado: caramujo
Caramujos.

Anelídeos

As espécies do filo dos anelídeos apresentam corpo dividido em anéis. Esse grupo pode ocupar diferentes habitats, como água doce, salgada ou solo úmido.

Exemplos: poliquetas (vermes marinhos), minhoca e sanguessugas.

invertebrado: minhoca
Minhoca.

Artrópodes

Os artrópodes são o grupo com maior diversidade de espécies conhecidas. Este filo tem como principais característica a presença de um exoesqueleto, um esqueleto externo que protege o animal,  e de apêndices articulados. Como o exoesqueleto é rígido, o animal trocará-lo ao longo de seu crescimento.

Exemplos: insetos, centopeias, aranhas, escorpiões e crustáceos

escorpiao
Escorpião.

Equinodermos

Equinodermos são invertebrados marinhos que possuem um sistema formado por uma rede de canais hidráulicos que se ramificam, formando os chamados pés ambulacrais, que garantem a movimentação desses animais.

Exemplos: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar e lírios-do-mar

A respiração dos invertebrados

Há muitos métodos de respiração diferentes entre os invertebrados. Alguns artrópodes utilizam espiráculos, que são orifícios em seu exoesqueleto; muitos vermes marinhos  trocam gases por toda a superfície do corpo.

Um grande número de invertebrados respira por meio de brânquias ou guelras, mas essas brânquias podem variar bastante, de uma espécie para outra. Quando se fala em guelras, sempre lembramos dos peixes, mas, na verdade, guelra é qualquer estrutura de paredes finas que permita a troca de gases.

Alguns dos meios de respiração mais curiosos estão entre os invertebrados aquáticos. Os moluscos de água doce, por exemplo, usam cílios microscópicos para impulsionar a água e seu conteúdo através do corpo. Isso permite que o animal se alimente e também empurre água através de suas brânquias. As estrelas-do-mar absorvem oxigênio através das mesmas ventosas que lhes permitem se mover, já os pepinos-do-mar respiram através de pulmões capazes de processar água.

Onde vivem?

Os animais invertebrados podem ser encontrados nos mais variados ambientes, em  ambientes marinhos e terrestres. Existem ainda espécies que vivem no corpo de outros animais, chamadas parasitas.

Invertebrados aquáticos

Os insetos provavelmente os invertebrados com os quais os humanos mais tem contato, porém os invertebrados mais comuns são os aquáticos.

Pequenos e grandes invertebrados

Os maiores invertebrados registrados são membros da família das lulas. A lula gigante é a mais longa, com o maior espécime registrado com impressionantes 17 metros de comprimento. As lulas colossais são um pouco mais curtas, porém são muito mais pesadas, chegando a cerca de meia tonelada.

Lula gigante: molusco invertebrado
Lula gigante de 4 metros.

Os menores invertebrados são organismos unicelulares, como as amebas. Já as esponjas estão entre os invertebrados mais simples, com menor desenvolvimento de órgãos ou sistemas.