A construção de uma pilha de madeira no seu jardim pode incentivar a sua biodiversidade, pois fornece um lar e abrigo para alguns dos habitantes pequeninos. Elas são fáceis de organizar e requerem uma manutenção simples.
Para a sua pilha de madeira, você vai precisar de:
- Toras de madeira
- Gravetos
- Folhas secas
- Cascas soltas
Depois disso, é só seguir os passos a seguir:
- Ache um local úmido e com sombra, e então crie a base com as toras.
- Encaixe alguns gravetos firmes no chão em ambos os lados da pilha, para impedir os troncos de saírem rolando.
- Preencha os espaços entre as toras com folhas secas.
- Adicione uma camada de cascas soltas.
- Continue acrescentando porções alternadas de toras, gravetos, cascas e folhas, finalizando tudo numa forma de pirâmide. Para garantir a estabilidade da pilha, coloque as toras maiores na base.
- Mantenha a pilha úmida, regando-a durante os períodos secos.
Você pode observar, ao longo do ano, quais animais estão usando a pilha de madeira, como besouros, bichos-de-conta e centopeias. Para tornar a coisa mais dinâmica, que tal registrar suas observações em um diário de jardim? Você pode inclusive fazer postagens em alguma rede social, exibindo o seu abrigo natural.
Como a pilha de madeira sustenta uma variedade de vida selvagem
Uma tora de madeira é o habitat perfeito para uma variedade de invertebrados, pequenos mamíferos e anfíbios. O ambiente úmido de troncos, cascas e folhas fornece pequenos espaços de cobertura e interessantes fontes de alimento.
Algumas criaturas vão se mudar permanentemente, enquanto outros animais com hábitos noturnos irão precisar de um lugar seguro durante o dia. Mais alguns ainda podem usá-lo como um local protegido do frio quando o inverno chegar.
Ao longo do tempo, quando a madeira começar a se decompor e amolecer, mais animais poderão fazer dela seu lar. Sua pilha de madeira também poderá abrigar o crescimento de fungos e musgos visíveis.
Dicas para construir uma ótima pilha de madeira
- Na busca pelas toras, você pode usar podas de árvores ou pedir a amigos e vizinhos por pedaços soltos que eles possam ter. Evite pegar madeira de florestas ou outros lugares naturais, pois isso pode perturbar esses habitats.
- Manter a pilha hidratada vai fornecer lares para uma grande variedade de vida natural. Contudo, uma pilha muito coberta por sombras pode se tornar fria demais para certos insetos viverem.
- Você pode incentivar plantas que gostam de sombras, como prímulas e samambaias, a crescerem em torno da sua pilha de madeira. Isso pode torná-la mais atrativa, além de fornecer uma cobertura extra para os animais.
- Para aumentar a variedade de habitats, enterre parcialmente a camada mais baixa das toras, ao invés de deixá-las completamente sobre a superfície.