Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Salve as abelhas: como atraí-las para o seu jardim

As abelhas estão se extinguindo em vários locais. No entanto, elas são absolutamente essenciais para a reprodução das plantas.

Imagem: Capri23auto/Pixabay

Se você quer agir, ao seu nível, para salvar as abelhas da extinção, faça do seu jardim um verdadeiro refúgio de paz para esses insetos tão importantes para a preservação da biodiversidade.

Plante plantas azuis, verdes, amarelas, vermelhas e roxas

As abelhas são especialmente atraídas por cores brilhantes , incluindo azul, verde, amarelo, vermelho e roxo.

Escolha plantas de mel

As abelhas passam a maior parte do tempo em busca de néctar e pólen das flores, que são suas principais fontes de alimento. Para atraí-las, ofereça um bufê à vontade com o plantio de melíferas que possuem apenas uma fileira de pétalas: alfazema, cosmos, menta, girassol, verbena, sálvia ou mais alecrim.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Sem pesticidas

Para manter o seu jardim, opte por soluções naturais e proíba definitivamente os pesticidas.

Imagem: Martin Tajmr/Pixabay

Favorecer frutas

As abelhas adoram frutas como cerejas, morangos, melões, pêras e maçãs. Portanto, não hesite em fazer um pequeno pomar no seu jardim.

Não deixe seu jardim muito “limpo”

As abelhas se sentem confortáveis ​​em um ambiente onde a biodiversidade pode prosperar. Portanto, deixe crescer algumas plantas selvagens, como dentes-de-leão, trevos ou margaridas, e não precisa ter a grama e arbustos cortados ao milímetro. Quanto mais flores silvestres existir no seu jardim, mais você atrairá as abelhas.

Ofereça comida o ano todo

Para ter a esperança de fazer do seu jardim um refúgio para as abelhas, em qualquer época do ano, opte por flores que desabrocham em diferentes épocas do ano. Assim, o seu jardim estará sempre florido e as abelhas podem vir e alimentar-se a qualquer momento.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Imagem: iStock/AndreaObzerova

Crie abrigos

Nem todas as abelhas vivem em enxames. Alguns preferem viver em tocos de árvores ou em pequenas cavidades cavadas na madeira. Alguns abrigos especialmente dedicados às abelhas também estão disponíveis no mercado.

Instale um ponto de água

As abelhas também precisam se hidratar. Para fazer isso, instale uma pequena tigela de água para elas, que você colocará perto das plantas de mel. Tenha cuidado, não deve ser muito funda! E lembre-se também de trocar a água regularmente.

Pense localmente

As abelhas gostam de viver em um ambiente onde as plantas são adaptadas ao solo e ao clima. Portanto, descarte a ideia de plantar plantas exóticas e restrinja-se às plantas locais, específicas para sua região.

Milena Elísios
Publicado por

Graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e divulgadora científica por paixão. Aqui na SoCientífica abordo sobre temas variados, mas sempre guiados por boa pesquisa e o rigor científico.

Faça um comentário

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.