Preparar-se para o pouso na Lua é um cenário de anos de planejamento e inovação por parte da NASA. Desde o famoso discurso do presidente John F. Kennedy, que definiu a exploração espacial como uma prioridade nacional, até o dia em que Neil Armstrong pisou na superfície lunar (20 de julho de 1969), quase uma década se passou.
No entanto, a compreensão da geologia lunar ainda era um mistério. Os telescópios forneceram apenas visões limitadas e as sondas anteriores tinham apenas mapeado a superfície da Lua, sem jamais tocar o solo. Até então, nenhum ser humano havia se aventurado a menos de 22 quilômetros do nosso satélite natural. Para responder às perguntas mais prementes da ciência, era essencial colocar os pés na Lua, independentemente dos desafios.
Com o sucesso da missão, a NASA desenvolveu estratégias meticulosas para garantir que cada etapa fosse realizada com segurança. Quando Armstrong, líder da Apollo 11, finalmente desembarcou do módulo lunar, sua primeira tarefa seria coletar amostras do solo lunar disponíveis imediatamente ao alcance, armazenando-as em um saco especialmente projetado, conhecido como Retorno de Amostra Lunar, estabelecido em seu trajeto espacial. Esta abordagem garantiria que, mesmo em situações de emergência, os astronautas retornassem à Terra com algo valioso para análise científica.
Desde os parafusos e portas das naves espaciais até as próprias rochas lunares, cada item foi considerado valioso e digno de proteção. Contudo, a trajetória da bolsa de devolução de amostras lunares de Armstrong tomou um rumo inesperado, resultando em uma batalha legal. A questão central era: seria possível colocar um preço na poeira lunar – e, se sim, quanto seria?
Longa batalha judicial
O programa Apollo, que ocorreu entre 1961 e 1972, foi uma das empreitadas científicas mais dispendiosas já realizadas pela humanidade. Porém, na época, pouco se pensou no valor cobrado dos itens individuais envolvidos na aterrissagem lunar, como aponta Louis Parker, ex-arquivista da NASA.
Logo após a missão Apollo 11, descobriu-se que a poeira lunar era extremamente pegajosa. Assim que os astronautas pousavam, essa poeira grudava em tudo: em trajetos espaciais, veículos e sacos de amostras, transportando com eles para a Terra como um brilho meio tóxico. Essas amostras lunares, apesar de inestimáveis para a ciência, se tornaram uma verdadeira dor de cabeça.
A NASA se comprometeu oficialmente a manter suas rochas e poeira lunar protegidas para sempre. Em 1967, as Nações Unidas mediaram o Tratado Internacional do Espaço Exterior, declarando que a Lua e os seus artefactos pertenciam a toda a humanidade. Além disso, a NASA decidiu que todas as amostras lunares da missão Apollo eram um tesouro nacional, propriedade exclusiva do governo dos Estados Unidos, impossibilitando a propriedade privada sobre elas.
Desde que a primeira remessa de amostras lunares chegou a Houston, a NASA estudou internamente, mas também emprestou algumas instituições de pesquisa e museus em todo o mundo. Isso, no entanto, aumentou o risco de roubo, danos e até mesmo perdas das amostras preciosas.
Em 1970, o presidente Nixon presenteou cada estado dos Estados Unidos, bem como 135 países, com rochas lunares da Apollo 11, numa tentativa de boa vontade, mas criando um verdadeiro caos logístico. Hoje, estima-se que cerca de 150 dessas rochas estejam desaparecidas. As rochas doadas para lugares como Nova Jersey, Porto Rico e Espanha são algumas das mais procuradas.
Alguns objetos continuam “perdidos”
Até o momento, o comprador ou compradores da bolsa de Armstrong e sua poeira lunar optaram por permanecer anônimos, sem emprestar os objetos a museus. Especula-se que os artefatos podem estar em exibição na casa de um colecionador rico ou guardados em um cofre, sem serem desfrutados por ninguém. Embora sejam escolhas legítimas, o anonimato preocupa os entusiastas do espaço que desejam alguma responsabilidade pública para garantir que esses tesouros não se percam na história novamente.
Com o interesse renovado na Lua por parte de países como Japão, Coreia do Sul, Rússia, Índia e Emirados Árabes Unidos, questões de propriedade tornam-se mais complexas. Como essas agências espaciais lidam com suas próprias amostras lunares? E o que os Estados Unidos, que planejam enviar uma mulher e uma pessoa negra à Lua no programa Artemis, fará de diferente desta vez? Até onde as pessoas irão para obter um pedaço da Lua agora mais do que nunca permanece uma incógnita.