Há países que não foram colonizados por europeus na África e na Ásia, em regiões que conseguiram escapar do longo período de colonização por nações da Europa. O colonialismo europeu foi um grande fenômeno em que diversos países da Europa buscaram controlar, conquistar e explorar outros países, dentre eles o Brasil, colonizado por Portugal.
Ao final do século XX, os europeus tinham colonizado quase 80% do planeta. Há poucos países que não foram colonizados por europeus. Ainda que eles tenham evitado uma colonização formal, seus efeitos influenciaram sua história, e continuam a moldar o mundo atual.
Através de invasões, tratados e pressão econômica, as potências colonizadoras encontraram outras formas de explorar esses países.
Conheça abaixo os países que não foram colonizados por europeus.
Butão
O Butão se formou como uma nação independente após uma rebelião que levou a sua separação do Império Tibetano no ano 1634. O Império Britânico tinha olhos nesse território, e os dois estados se envolveram em diversos conflitos nos dois séculos seguintes.
Os britânicos controlaram quase 1/5 do território após o último conflito, enquanto o Butão mantinha a independência no resto do país. Hoje a nação continua independente, mas sua política externa é controlada pela Índia.
Irã
O Império Britânico nunca colonizou o Irã, mas manteve controle de muitos dos seus recursos em diferentes períodos da história. Após a Guerra Anglo-Persa em 1857, o xá iraniano deu muitas concessões ao Império, inclusive o direito de cultivo e venda do tabaco persa.
A concessão foi cancelada após protestos, posteriormente levando a uma revolução que estabeleceu um parlamento no Irã, reduzindo os poderes do xá. O país, contudo, se manteve ainda sob influência ocidental até a Revolução Islâmica, em 1979.
Nepal
No início dos anos 1800, o Nepal e o Império Britânico competiam por território e influência no subcontinente indiano. Isso levou a uma guerra, com os britânicos vencendo e passando a controlar grande parte do território nepalês, que, ainda assim, manteve seu status de nação independente.
China
O maior conflito entre a China e o Império Britânico se deu com as Guerras do Ópio. Os britânicos dependiam da China para a importação de chá, e balanceava esse comércio com a exportação do ópio, que se tornou um vício para muitos chineses.
Quando o governo baniu a venda de ópio, isso prejudicou os cofres dos comerciantes britânicos, abrindo as portas para a invasão da China através das Guerras do Ópio. A China teve que assinar tratados humilhantes, concedendo tratados de comércio e território a nações ocidentais, como o Reino Unido, a França e os Estados Unidos.
Japão
Com receio da expansão e colonização crescentes do ocidente, o governo japonês estabeleceu a política de Sakoku em 1633, isolando o Japão do resto do mundo. Os japoneses foram banidos de viagens internacionais, e estrangeiros foram proibidos de entrar no Japão.
O comércio com potências externas era muito limitado, e a política durou por quase 220 anos, sendo quebrada apenas com uma expedição militar dos Estados Unidos. A expedição visava dar fim à política Sakoku, abrindo os mercados japoneses ao resto do mundo.
Coreia
Um dos países que não foram colonizados por europeus é a Coreia. Contudo, a nação foi colonizada pelo Japão, em 1910. A colonização japonesa da Coreia durou 35 anos, sendo uma das mais curtas, além de ser um dos últimos países do mundo a passar por tal processo. A Coreia se libertou da colonização com a rendição do Japão durante a Segunda Guerra Mundial, tornando-se então uma nação independente.
Afeganistão
O Afeganistão nunca foi uma colônia formal do ocidente, mas sofreu diversos ataques e invasões de diferentes países ao longo do tempo, como o Reino Unido, Estados Unidos e Rússia.
Etiópia
Em 1913, a Europa tinha colonizado mais de 90% da África, mas a Etiópia remanescia como um dos poucos países africanos que não tinham sido colonizados pelas potências europeias.
Arábia Saudita
A Arábia Saudita foi parte do Império Otomano por centenas de anos. Em 1915, o Império Britânico assinou o tratado de Darin com Abdulaziz Al Saud. Isso estabeleceu a Arábia Saudita como um protetorado britânico, mas não uma colônia. Em retorno, os britânicos ajudaram a Arábia Saudita e outros estados árabes em sua separação do Império Otomano, e a Arábia Saudita foi oficialmente fundada em 1932.
Tailândia
A Tailândia, no século XIX, era conhecida como o Reino de Siam. O reino se situava entre Myanmar, controlado pelos britânicos, e a Indochina, controlada pelos franceses. De forma a impedir a colonização, o rei Chulalongkorn do Siam buscou incorporar diversas tradições europeias, desenvolvendo um interesse por sua tecnologia.
Através de esforços diplomáticos de alto nível, o rei conseguiu dissuadir a aliança franco-britânica ao seu favor, mantendo a maior parte do seu país livre da dominação europeia.