Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Colonização das Américas pode ter esfriado o clima global

A colonização européia do Novo Mundo causou a morte de tantos indígenas que o evento, conhecido como “Great Dying” (A grande morte), pode ter impactado o clima mundial. 

 A BBC relata que uma equipe de cientistas da University College London determinou que a colonização européia do Novo Mundo causou a morte de tantos indígenas que o evento, conhecido como “Great Dying” (A grande morte), pode ter impactado o clima mundial. 

Liderados pelo geógrafo Alexander Koch, a equipe calculou que cerca de 60 milhões de pessoas viviam nas Américas antes do contato europeu, e que a população caiu para apenas cinco ou seis milhões em cem anos como resultado de novas doenças, guerras e revolta social. O colapso demográfico permitiu que a terra desmatada igual à área da França fosse recuperada pela floresta e pela savana. 

A equipe supõe que a nova vegetação teria absorvido carbono suficiente da atmosfera para causar a queda das temperaturas da superfície global, resultando no esfriamento conhecido como “a pequena era do gelo.” [Archeology]

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Élisson Amboni
Publicado por

Fundador da Sociedade Científica, escreve e traduz para o site sobre vários temas que lhe dão ímpeto. Você pode encontrá-lo no Twitter clicando aqui.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...