Na maioria das culturas marítimas, os monstros marinhos possuem um papel de destaque. Suas lendas são tão diversas quanto a biodiversidade marinha.
O Kraken
O Kraken é originário do folclore escandinavo e sempre costuma ser descrito como uma criatura agressiva com uma aparência que lembra um cefalópode. Ele pode e gosta de destruir navios inteiros junto com seus marinheiros.
Como a lula e o polvo são animais bastante incomuns, eles são muito associados a criaturas marítimas. Com seus tentáculos e braços, eles acabam estimulando o medo em nós. Na Noruega, por exemplo, o mito do kraken se espalhou, interpretado de diversas formas, como uma mensagem de Deus ou do Diabo, sendo chamados de anjos do mar ou demônios do mar.
Ao redor do mundo, separadamente, as pessoas desenvolveram respostas e mitologias semelhantes, uma evolução convergente em forma de mito.
O mito do Kraken foi baseado na lula gigante, que foi classificada pela primeira vez pela ciência em 1857. Ela vive entre 200 e 1.400 metros abaixo da superfície, as fêmeas crescem em até 13 metros e os machos 10 metros. Eles caçam peixes e crustáceos, havendo até mesmo algumas evidências de canibalismo. Contudo, não há nenhum navio no cardápio. Mesmo assim, são animais bastante misteriosos. Os cientistas não sabem como eles acasalam, quanto tempo vivem e nem como crescem.
Tritão
Uma característica do folclore marítimo em todo o mundo, tritões com torsos humanoides e caudas serpentinas assombram os cantos dos mapas e a imaginação humana há milênios.
Qualquer um que viajasse em um navio no século XVIII estava mais fora de contato com o resto da humanidade do que os astronautas de hoje que pelo menos têm contato por rádio. Esses marinheiros às vezes viajavam por anos sem contato com as pessoas de casa. Havia grandes expectativas sobre as coisas fantásticas que eles poderiam ter visto do outro lado do mundo. Suas histórias eram tão populares que artesãos empreendedores no Japão estabeleceram um próspero comércio de espécimes criptozoológicas.
Serpentes marinhas
Serpentes marinhas e dragões marinhos aparecem em estórias de todo o mundo e geralmente eram retratados como monstros pelos marinheiros. Se estamos procurando por candidatos do mundo natural que geraram essas histórias, então o peixe-remo está no topo da lista.
O peixe-remo é realmente um animal de aparência fantástica. Regalecus glesne foi documentado crescendo até oito metros de comprimento.
É encontrado em todo o mundo em águas temperadas e tropicais e acredita-se que viva em profundidades de 200 e 1.000 metros. Como muitas das maiores criaturas do oceano, os peixes-remo comem plâncton.