Em 2016, um famoso vídeo de um gorila na estação espacial impressionou toda a comunidade astronômica e viralizou nas redes sociais. Recentemente, pelo Twitter, novas explicações revelaram a verdade sobre o cômico caso. Em resumo, nada passou de uma brincadeira de um astronauta da NASA.
Segundo Spence Todd, em publicação: “o astronauta Mark Kelly uma vez contrabandeou um traje completo de gorila a bordo da Estação Espacial Internacional. Ele não contou a ninguém sobre isso. Um dia, sem que ninguém soubesse, ele o vestiu”.
Como o ‘gorila’ parou na estação espacial?
Porém, tudo começou com uma brincadeira entre dois irmãos gêmeos e ambos astronautas. Primeiramente, em 2015, Scott Kelly enviou para Mark uma roupa de gorila, para que eles pudessem ver esse animal no espaço.
A primeira tentativa não foi bem sucedida, já que o traje explodiu durante uma missão. Na segunda vez, ele embalou à vácuo a roupa de gorila para a execução da tarefa. Então, no ano seguinte, aconteceu a publicação de um vídeo super divertido de Scott e Tim Peake com a fantasia.
Segundo Scott, o vídeo foi completamente encenado porque Tim já sabia dos planos dos irmão gêmeos. Apesar disso, ele contou que conseguiu assustar outros colegas na estação.
Dessa forma, o astronauta também se escondia nos quartos até que algum colega de tribulação entrasse e levasse o susto. O Scott contou sobre a experiência: “Quando ele foi abrir a porta, eu saí de lá” e acrescentou: “depois fiquei um pouco preocupado que poderia ter causado um ataque cardíaco ou algo assim”.
Por fim, o ‘gorila’ tentou assustar os tripulantes da seção russa da estação espacial. Porém, ao contrário dos colegas de seção, esses outros tripulantes mais riram do que levaram sustos.
O que aconteceu com o traje?
Após toda a brincadeira, a fantasia de gorila apareceu em alguns vídeos educacionais, por exemplo, a explicação sobre as lágrimas no espaço. Porém, no final das contas, o traje foi para o lixo.