Um conjunto de estátuas romanas raras foram encontradas durante a construção de uma ferrovia no Reino Unido. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira (29/10), pela concessionária responsável pela obra.
Os arqueólogos contratados pela empresa trabalhavam na linha ferroviária que liga as cidades de Londres e Birmingham, chamada de HS2, e, enquanto escavavam uma igreja medieval abandonada na região, descobriram as esculturas.
Os achados são três bustos de pedra com estílistica romana. Dois deles consistem em uma cabeça e um torso de uma mulher e um homem e o terceiro é apenas a cabeça, que aparenta ser de uma criança.
Os pesquisadores informaram que foram achados, além das estátuas, cacos de um jarro de vidro hexagonal, provavelmente da mesma época dos outros artefatos.
A arqueóloga-chefe da obra, doutora Rachel Wood, afirmou que encontrar as peças é “além de emocionante”. “As estátuas são excepcionalmente bem preservadas e realmente se tem uma impressão das pessoas que elas representam – é literalmente olhar para os rostos do passado, uma experiência única”, continuou ela.
A Igreja de Santa Maria, local em que foram encontrados os itens, teria sido erguida sobre outras construções romanas durante o ano de 1080 d.C., de acordo com os investigadores.
Os artefatos, entretanto, ainda terão de passar por uma análise em laboratório especializado. O governo britânico detém as descobertas e não anunciou, até o momento, qual será o destino das estátuas.