Dois dos maiores répteis do Brasil podem eventualmente se encontrar, apesar de conflitos serem raros. Ainda assim, um fotógrafo americano registrou uma épica luta pela sobrevivência entre uma sucuri e um jacaré no Mato Grosso.
O fotógrafo Kim Sullivan estava nas águas do rio Cuiabá procurando por cenas para registrar em suas imagens. Nas águas quentes e escuras do Mato Grosso, ademais, Sullivan acabou registrando uma disputa de 40 minutos entre uma sucuri e um jacaré.
Os dois animais estavam presos um ao outro, como é possível ver nas fotos de Sullivan. Ao Daily Mail, o fotógrafo relata que os dois répteis tentaram diversas vezes matar um ao outro. Na luta pela sobrevivência, o jacaré mordeu o rabo da serpente, enquanto ela se envolveu ao redor do corpo do bicho, apertando cada vez mais.
Apesar dos dois animais serem bastante mortais quando provocados, a luta acabou com os dois sobrevivendo. Sullivan relata que o jacaré usou sua maior adaptação ao ambiente aquático para se livrar da serpente que o abraçava indesejavelmente.
Empate técnico na luta pela sobrevivência
De acordo com o relato, o jacaré mergulhou duas vezes, carregando a cobra junto de si. A sucuri tentou até respirar, uma vez que o fotógrafo pode ver a ponta da cabeça dela tentando conseguir um pouco de ar. O jacaré então emergiu e mergulhou novamente, dessa vez por um longo tempo.
Após essa última estratégia, o fotógrafo conseguiu ver o jacaré voltando para as margens tranquilamente, sem a serpente agarrada ao seu corpo. Pouco depois, a sucuri também emergiu e voltou para sua toca na beira do rio, de barriga vazia.
“O jacaré calmamente voltou para a margem, e nós mantivemos os olhos no rio até que finalmente vimos a sucuri subir na margem do rio e se arrastar de volta para sua toca.” afirmou Sullivan.