Vídeo mostra jacaré gigante devorando animal da mesma espécie por inteiro

Mateus Marchetto

Quase tão grande quanto um jacaré-açu (o jacaré maior jacaré do Brasil e do mundo), o jacaré-norte-americano pode passar dos 400 kg. Para manter a forma, estes répteis podem comer basicamente de tudo, inclusive animais da mesma espécie. É isso inclusive que um vídeo de um jacaré gigante mostra no Twitter.

O usuário Taylor Soper postou o vídeo abaixo, de meros 24 segundos cheios de violência reptiliana (imagens fortes). No vídeo, um jacaré gigante adulto devora um animal menor, da mesma espécie, por inteiro.

Ao final do registro, o réptil gigante mergulha novamente, como se nada tivesse acontecido.

De acordo com Taylor, o vídeo foi feito no quintal dos seus pais, na Carolina do Sul. Segundo comentários, os casos de canibalismo entre os jacarés-norte-americanos são bastante comuns. Taylor afirma, em resposta a um comentário, que na semana anterior seus pais avistaram um segundo jacaré gigante devorando um filhote.

Estimativas feitas pelo próprio Taylor apontam, portanto, que o jacaré gigante tinha entre 3 e 4 metros de comprimento. No geral, a espécie atinge essa média, com machos tendo em torno de 3,5 metros, e fêmeas. 2,7 metros.

Percentualmente, se acredita que entre 6% e 7% dos filhotes de jacarés da espécie acabam canibalizados por animais maiores.

Canibalismo na vida do jacaré gigante

O Alligator mississippiensis, presente no vídeo, é a única espécie de jacaré que vive nos Estados Unidos. Normalmente, ademais, as grandes espécies de jacarés — como o supracitado jacaré-açu — são predadores de topo de cadeia, sendo raramente caçados quando adultos.

Ainda assim, sucuris, pítons e onças podem atacar os jacarés mais jovens e filhotes.

Todavia, é fato que os répteis são muito mais canibais do que mamíferos e aves, por exemplo. Dentre os jacarés e crocodilos, especialmente, a característica é bastante comum. Isso acontece especialmente quando um crocodilo ou jacaré gigante adulto encontra animais mais jovens.

alligator g28806c120 1920
Jacaré-americano. Imagem: JamesDeMers / Pixabay

Os ataques dependem muito também da disponibilidade de presas e competição, mas em geral é natural. O jacaré-norte-americano, por exemplo, pode competir por recursos com o crocodilo-americano, bem como as pítons (que são espécies invasoras nos EUA).

Vale ressaltar, inclusive, a diferença entre crocodilos e jacarés. Apesar do tamanho, o jacaré gigante que aparece no vídeo possui um focinho arredondado e com dentes mais escondidos. Essa é uma identificação comum, por exemplo, destes répteis.

Já os crocodilos, por conseguinte, fazem parte até mesmo de uma família diferente, e possuem focinhos mais afunilados e com dentes expostos na parte superior e inferior. No geral, as espécies de crocodilos são maiores, como o crocodilo-do-Nilo ou o crocodilo-de-água-salgada, que atingem até 7 metros de comprimento.