Jiboia devora iguana inteira, com exceção do rabo. Confira

Mateus Marchetto
Imagem: Guarda Metropolitana de Palmas

Era um sábado de tarde tranquilo no parque Cesamar, em Palmas, até o momento em que um homem se deparou com uma jiboia devorando uma iguana, no meio de sua caminhada. Confira o vídeo.

José de Ribamar Martins Araújo, inspetor da Guarda Metropolitana de Palmas, foi o responsável por garantir que a cobra pudesse terminar sua refeição. De acordo com o inspetor, a calçada onde o animal estava precisou ficar fechada das 15h até me torno das 20h30.

image 2
Imagem: G1

A equipe da Guarda acompanhou toda a refeição do animal, principalmente para garantir a segurança da jiboia. Quando as autoridades chegaram ao local, a iguana já estava morta há pelo menos uma hora, afirma José de Ribamar.

Curiosamente, ainda, a jiboia teve bastante dificuldade para engolir a iguana por completo. Assim, quando a cobra foi embora, 20 centímetros da cauda da iguana ainda estavam para fora de sua boca. De acordo com estimativas, ainda, a jiboia tinha mais de um metro e meio de comprimento.

Incômodos durante o almoço da jiboia

José de Ribamar também relata ao G1 que muitos pedestres e atletas ficaram espantados com a cena no meio da calçada. De acordo com o inspetor, alguns até reclamaram pela operação estar obstruindo o caminho da prática esportiva.

whatsapp image 2021 08 09 at 14.11.47
Imagem: Guarda Metropolitana de Palmas

“Tinha gente que via e voltava. Ficava com medo e não tinha coragem de passar por perto. A gente explicava que ela estava ocupada e que não ia chegar a atacar ninguém. Não poderíamos retirar os animais de lá e nem interromper. Lá é o habitat natural deles. [Tinha] Uma mulher olhando para o celular quase que pisava na cobra. As pessoas estavam atrapalhando a jiboia e o pessoal achando que quem estava atrapalhando era ela.” Assim afirma, o inspetor, também ao G1.

Vale ressaltar que cobras, principalmente jiboias e sucuris, raramente atacam humanos. Os animais apenas investem em uma ofensiva quando se sentem ameaçados ou assustados. Por esse motivo o papel da Guarda Metropolitana foi tão importante neste evento.

Além do mais, pessoas assustadas com o animal também poderiam tentar matá-lo ou retirá-lo da calçada, o que é extremamente errado neste tipo de situação.

Com informações de G1.

Compartilhar