Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Inspetor herói salva três baleias beluga encalhadas na praia

(The Siberian Times)

O inspetor Alexey Paramonov, do Ministério de Emergências da Rússia, cuidou das baleias encalhadas na praia até o retorno da maré. Ele as manteve seguras e hidratadas.

De acordo com o The Siberian Times, as três baleias beluga encalharam na foz do rio Uda, no mar de Okhotsk. Esse mar é conhecido por ter grandes marés quando o mar recua por até dois quilômetros.

O inspetor, chamado de herói, explicou ter recebido um telefonema de um residente da aldeia de Chumikan, ao final da tarde. Essa pessoa informou ter baleias beluga na foz do rio Uda, após a maré baixa. Como ele estava de plantão, o inspetor estadual Alexey Paramonov chegou lá rapidamente.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Então, as baleias encalhadas estavam a cerca de um quilômetro e meio de distância do mar. Eram uma mãe e um filhote deitados no leito do rio e um pouco distantes uma da outra. Além de outra baleia adulta imóvel e a alguma distância delas.

Baleias encalhadas salvas pelo inspetor

baleias encalhadas na praia
O bebê beluga estava congelando com o vento. o inspetor Alexey levou o bebê até a mãe para que a beluga fêmea parasse de se preocupar e o cobriu com sua jaqueta. (EMERCOM)

Era uma noite fria e com ventos gelados. A temperatura do ar estava em +2°C, mas esfriava para -2°C durante a noite.

O inspetor percebeu que o bebê beluga estava congelando com o vento. Ele gritava por estar distante da mãe, enquanto sua mãe estava estressada pelo mesmo motivo. A mãe do bebê beluga se debatia nas pedras ao tentar se aproximar.

VEJA TAMBÉM: Esta raríssima baleia passa até três horas sem respirar

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Por isso, Alexey levou o bebê até a mãe para que a beluga fêmea não se machucasse. Por causa do frio, ele cobriu o filhote com a sua jaqueta e cavou um buraco embaixo da baleia adulta, a posicionando melhor.

Durante as sete horas restantes, o inspetor ficou espantando pássaros e cachorros de perto das baleias, ao passo que tentava acalmá-las. Isso porque ele já tinha notado feridas em suas peles feitas pelos pássaros mesmo. Ao cair da noite, depois Alexey trocou a jaqueta que cobria o filhote por uma manta maior.

Ainda mais, o inspetor não jogou água nas baleias beluga, já que elas sofreriam de hipotermia e poderiam não resistir mais molhadas. Essa informação foi dada por um dos residentes locais Bakht Mavlanov. O residente foi um dos que chamou o inspetor de herói pelas redes sociais.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Inspetor herói

baleia adulta
Baleia deitada. (The Siberian Times)

Quando a maré alta chegou, por volta de meia-noite, os três animais deixaram a praia com segurança.

No ano passado, três baleias foram levadas para a mesma área. Nessa ocasião, Alexey salvou duas dessas baleias beluga adulta na costa da vila de Chumikan.

Mas essa foi uma operação dramática de resgate solo do inspetor. Por isso, a saudação como um herói local após o salvamento da família de três baleias beluga.

Esse acidente dramático aconteceu na região de Khabarovsk, um vasto território que faz fronteira com a China por terra. Também fica próximo ao Japão por mar e a mais de 6.000 quilômetros a leste de Moscou.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...