As Olimpíadas nos mostraram, mais uma vez, que somos apaixonados por esportes, entretanto, qual seria sua reação se visse esquilos fazendo um esporte, mais especificamente o Parkour? Um vídeo viralizou na internet por mostrar exatamente isso: os bichinhos realizavam altas acrobacias em busca de amendoins.
Conforme estudos divulgados pela revista Science, em 5 de agosto, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, testaram a agilidade de esquilos dentro do campus. O objetivo era tentar entender como eles manobram em torno da copa das árvores, algo que quase ninguém sabe como funciona.
Tudo aconteceu de maneira estratégica, para que a pesquisa obtivesse bons resultados: a equipe montou no bosque de eucaliptos da universidade, um aparato de madeira, com acessórios para que esses bichos pudessem escalar. Os equipamentos, sendo assim, estavam munidos de amendoins e com diversas hastes, para simular os galhos que os esquilos pulam.
Na outra extremidade, havia uma xícara com a guloseima favorita deles, onde saltavam com mais velocidade para alcançar os amendoins. Com isso, os pesquisadores foram aumentando a distância para desafiar a capacidade dos roedores.
Flagra de esquilos fazendo parkour pode revelar outras habilidades desses animais
Rapidamente eles mudaram a estratégia de saltos, explicando o porquê do vídeo de esquilos fazendo parkour viralizar por todo o âmbito digital. “Quando saltam por uma lacuna, ainda assim, decidem onde decolar com base em uma compensação entre a flexibilidade do ramo e o tamanho da lacuna que devem saltar”, disse o primeiro autor Nathaniel Hunt, que era aluno de doutorado em Berkeley durante o estudo, em uma declaração.
Mesmo perdendo o controle em alguns saltos mais longos, os esquilos não caíram, ou seja, eles se mantiveram firmes: “Se errarem, eles não atingirão seu centro de massa bem no poleiro; eles são incríveis em conseguirem agarrá-lo”, disse Hunt no comunicado. “Esses roedores vão balançar por baixo; eles vão balançar por cima. Eles simplesmente não caem”, afirmou.
O novo estudo não destaca, contudo, apenas a habilidade dos esquilos fazendo parkour, como também, aponta que eles serão usados futuramente para projetar ágeis robôs. Inclusive, vários autores do artigo pertencem a um consórcio financiado pelo US Army Research Office cujo objetivo é desenvolver um robô com capacidades ‘esquilares’. A ideia é que ele se mova agilmente nos ambientes, assim como os esquilinhos saltando de galho em galho. Mais uma vez a tecnologia está nos surpreendendo!