Ouro literalmente cresce em árvores na Austrália

Giovane Sampaio
Imagem: National Geographic

Há muito tempo se difunde o ditado que “dinheiro não cresce em árvore”, mas, a partir de uma descoberta descrita na Nature Communications, cientistas provaram que sim, o dinheiro, ou melhor, o ouro, pode ser encontrado nas folhas de algumas plantas, principalmente a do eucalipto (Eucalyptus marginata).

Eucaliptos de algumas localizações da Austrália contêm pequenas quantidades do metal precioso absorvidas naturalmente.

Esse processo ocorre devido às suas raízes, que podem mergulhar a mais de 30 metros de profundidade, via grande parte do sedimento que fica no topo de rochas sólidas que contêm minério.

As partículas de ouro encontradas nessas profundezas acabam sendo levadas pela árvore e ficam depositadas em suas folhas e ramos.

ouro em eucalipto
Imagem/Reprodução: Nature Communications

“Como o ouro é suscetível de ser tóxico para a planta, ele é movido para as folhas e ramos, onde pode ser liberado ou derramado no chão.”, relataram os cientistas.

Apesar das partículas de ouro estarem ali, elas estão em ínfimas quantidades, e são completamente invisíveis ao olho humano.

É por isso que a equipe de cientistas utilizou imagens avançadas de raios-X do Australian Synchrotron para localizar e ver o ouro nas folhas.

O método que os cientistas utilizaram para encontrar o ouro nas plantas pode ser eficaz para as futuras explorações de minerais, transformando o processo muito mais rentável e ambientalmente correto.

“Ao coletar e analisar a vegetação em busca de vestígios de minerais, podemos ter uma ideia do que está acontecendo abaixo da superfície sem a necessidade de perfurar. É uma forma mais direcionada de buscar minerais que reduz os custos e o impacto sobre o meio ambiente.”