Por que a temperatura do deserto à noite é baixa?

Amanda dos Santos
Imagem: Pixabay

A temperatura do deserto à noite pode cair até 42 graus Celsius. E, se você estiver fazendo uma viagem de um dia para o Deserto do Saara, no Norte da África, vai precisar levar água, protetor solar e um saco de dormir para passar à noite. Isso porque as temperaturas despencam no Saara assim que o sol se põe. A média máxima de 38 graus Celsius durante o dia vira uma média mínima de menos de 4 graus Celsius durante a noite, de acordo com a NASA – então você precisará de tudo a seu dispor para manter o calor do corpo.

Por que ocorre uma mudança drástica da temperatura do deserto à noite?

temperatura deserto
Pixabay

A combinação entre o calor e a umidade nos desertos áridos é a resposta para a temperatura do deserto à noite. O que acontece é que a areia não retém muito bem o calor. Quando o calor e a luz do sol atingem o deserto arenoso, os grãos de areia na camada superior do deserto absorvem e também liberam o calor de volta para o ar.

Essas informações são do relatório de 2008 do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia. Durante o dia, a radiação da areia com a energia do sol superaquece o ar e as temperaturas aumentam.

Mas, a temperatura do deserto à noite reflete a maior parte do calor da areia que se irradiou rapidamente para o ar, não tendo luz solar para reaquecê-la. Isso deixa a areia e seus arredores mais frios do que antes.

Entretanto, a principal razão para a mudança brusca de temperatura é que o ar do deserto é extremamente seco. Em desertos áridos como o Saara e o Deserto do Atacama, no Chile, a umidade (quantidade de vapor d’água no ar) é praticamente zero. Ao contrário da areia, a água tem uma grande capacidade de armazenar calor.

Então, o vapor de água no ar retém o calor perto do solo como um cobertor invisível e impede que ele se dissipe na atmosfera. Portanto, a falta de umidade permite a temperatura do deserto à noite ser tão fria, pois ele esfria rapidamente.

Compartilhar