Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Deserto do Saara amanhece coberto de gelo em fenômeno raro

Neve no Saara
As dunas cobertas por neve capturadas pelo fotógrafo Karim Bouchetata

O Deserto do Saara é certamente um dos lugares mais secos e belos do mundo. E há poucos dias ele trouxe uma surpresa no mínimo inesperada. O deserto mais conhecido do mundo, amanheceu sob uma leve camada de gelo na última terça-feira.

As dunas de areia foram riscadas com cristais de gelo até onde os olhos podiam alcançar. Ovelhas e camelos também foram vistos em pé nas dunas nevadas.

Essa não é a primeira vez

Esse acúmulo de neve no grande deserto é certamente incomum, mas não é a primeira vez que acontece. Essa é quarta vez em cinco décadas que as belas dunas de areia amanhecem cobertas pela geada. As últimas vezes que o fenômeno foi registrado foram nos anos de 1979, 2016 e 2018 segundo o Live Science.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Relacionado: Peixes de 10 mil anos foram encontrados no deserto do Saara

A neve também cobriu partes da Arábia Saudita, onde as temperaturas chegaram a -2 Celsius. O meteorologista sênior da AccuWeather, Eric Leister, disse ao New York Post que, embora o fenômeno seja raro na região, isso não é completamente fora do comum.

Os pesquisadores que estudam as mudanças nas chuvas na região do Saara descobriram que o deserto cresceu significativamente ao longo do século passado devido às mudanças climáticas.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Imagens encantadoras mostram Saara coberto de gelo

O fotógrafo local Karim Bouchetata registrou o momento raro em vídeo e imagens incríveis capturados nos arredores da cidade de Ain Sefra. Ain Sefra é uma pequena cidade conhecida como “a porta do deserto”. O local conta com cerca de  47.000 habitantes e está localizada perto da fronteira entre a Argélia e o Marrocos. Confira:

Neve no Saara
As dunas cobertas por neve capturadas pelo fotógrafo local Karim Bouchetata
Gelo no Saara
Abu Nayef Fawaz Al-Harbi / Magnus News
Saara coberto de neve
A beleza das dunas cobertas pela geada fontasmagórica (Karim Bouchetata)
Saara amanhece coberto de gelo
Um pastor caminha com suas ovelhas sobre a neve. (Karim Bouchetata)
deserto do Saara coberto de gelo
As dunas amanheceram cobertas pela neve em um raro fenômeno. (Karim Bouchetata)

Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.