O Deserto do Saara é certamente um dos lugares mais secos e belos do mundo. E há poucos dias ele trouxe uma surpresa no mínimo inesperada. O deserto mais conhecido do mundo, amanheceu sob uma leve camada de gelo na última terça-feira.
As dunas de areia foram riscadas com cristais de gelo até onde os olhos podiam alcançar. Ovelhas e camelos também foram vistos em pé nas dunas nevadas.
Essa não é a primeira vez
Esse acúmulo de neve no grande deserto é certamente incomum, mas não é a primeira vez que acontece. Essa é quarta vez em cinco décadas que as belas dunas de areia amanhecem cobertas pela geada. As últimas vezes que o fenômeno foi registrado foram nos anos de 1979, 2016 e 2018 segundo o Live Science.
Relacionado: Peixes de 10 mil anos foram encontrados no deserto do Saara
A neve também cobriu partes da Arábia Saudita, onde as temperaturas chegaram a -2 Celsius. O meteorologista sênior da AccuWeather, Eric Leister, disse ao New York Post que, embora o fenômeno seja raro na região, isso não é completamente fora do comum.
Os pesquisadores que estudam as mudanças nas chuvas na região do Saara descobriram que o deserto cresceu significativamente ao longo do século passado devido às mudanças climáticas.
Imagens encantadoras mostram Saara coberto de gelo
O fotógrafo local Karim Bouchetata registrou o momento raro em vídeo e imagens incríveis capturados nos arredores da cidade de Ain Sefra. Ain Sefra é uma pequena cidade conhecida como “a porta do deserto”. O local conta com cerca de 47.000 habitantes e está localizada perto da fronteira entre a Argélia e o Marrocos. Confira: