Lançada em Julho de 2020, a sonda Tianwen-1 da China enviou de volta sua primeira foto de Marte, Segundo a Agência Espacial Nacional chinesa.
A espaçonave deve pousar em solo marciano até o final deste ano. A foto em preto e branco foi divulgada na última sexta-feira pela Administração Espacial Nacional da China e mostrou características geológicas do planeta vermelho.
O Tianwen-1 pesa cerca de cinco toneladas e está equipado com um orbitador, um módulo de pouso e um rover que estudará características solo e geologia do planeta.
Em Maio a espaçonave deve pousar na enorme bacia de impacto chamada Utopia, em Marte.
A primeira foto de Marte capturada pela sonda Tianwen 1
A fotografia foi tirada a cerca de 2,2 milhões de quilômetros de Marte, de acordo com a CNSA, que disse que a espaçonave estava agora a 1,1 milhão de quilômetros de Marte. Confira:
Tianwen-1 não é a primeira tentativa da China de chegar a Marte
A China já enviou com sucesso dois veículos espaciais à Lua. Sendo que com o segundo, a China se tornou o primeiro país a fazer um pouso suave bem-sucedido do lado oculto da Lua fazendo história. Mas o planeta vermelho provou ser um pouco mais desafiador, visto que Tianwen-1 não é a primeira tentativa da China de chegar a Marte.
Uma missão anterior em parceria com a Rússia em 2011 terminou muito prematuramente, pois o lançamento falhou.
A CNSA também informou que todos os sistemas da sonda Tianwen-1 estão em “boas condições” e a missão segue de acordo com o planejado.
+Leia mais
Marte já foi semelhante à Islândia há alguns bilhões de anos
Possível atividade vulcânica poderia criar habitat para a vida em Marte
Como os astronautas em Marte poderiam obter combustível e oxigênio a partir da salmoura