Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícia

China acaba de pousar uma sonda no lado oculto da lua, a primeira da história

Até agora nenhuma civilização alienígena oculta foi descoberta.

É outro dia importante na história da exploração espacial: a Administração Nacional do Espaço da China (CNSA, na sigla em inglês) acaba de pousar seu rover Chang’e-4 no outro lado da Lua, marcando a primeira vez que pudemos explorar lado oculto da superfície lunar.

Não só isso, o rover já enviou de volta sua primeira imagem, e é absolutamente de tirar o fôlego.

Com a Lua trancada com a Terra – tomando a mesma quantidade de tempo para girar em torno de seu eixo, como faz para orbitar nosso planeta -, metade dela está sempre escondida da vista.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Agora, devemos ser capazes de obter uma visão detalhada sobre isso.

O módulo de pouso Chang’e-4 transmitirá mensagens através do satélite Queqiao, que agora está em órbita ao redor da Lua. Como o Chang’e-4 nunca estará em linha direta com a Terra, esse relé de satélite será essencial.

E a nova sonda exploratória poderia retornar toda uma série de dados valiosos: examinando a composição geológica da superfície ao redor da bacia do Pólo Sul-Aitken, uma parte da Lua sobre a qual atualmente sabemos muito pouco.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Acredita-se que a bacia foi criada por uma enorme colisão no início da história da Lua – o que significa que materiais de baixo do manto da Lua que ainda não conseguimos alcançar podem ser expostos nesta região.

E quanto mais sabemos sobre a Lua, mais podemos descobrir sobre a história do nosso planeta e do nosso Sistema Solar. O módulo também deve ser capaz de fazer algumas observações úteis do espaço profundo, sem que a Terra atrapalhe.

O China Daily relata que a sonda lunar pousou às 10h26, horário local de Pequim, na quinta-feira 3 de janeiro, chegando à cratera de Von Kármán (em homenagem a Theodore von Kármán, assessor do fundador do programa espacial chinês Qian Xuesen).

Publicidade. A leitura continua abaixo.

A jornada da Terra começou no dia 8 de dezembro, mas é claro que o projeto como um todo já passou anos .

Nós sabemos há muito tempo sobre as ambições da CNSA de fazer uma sonda pousar no outro lado da Lua – e agora cumpriu sua promessa.

Confira este tópico do Twitter da Rede de Televisão Global da China para algumas fotos impressionantes feitas quando o módulo Chang’e-4 pousou no outro lado da Lua. Até agora nenhuma civilização alienígena oculta foi descoberta – mas são os primeiros dias.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Enquanto naves espaciais foram capazes de tirar fotografias do outro lado da Lua antes, esta é a primeira vez que conseguimos pousar com sucesso algo na superfície: a sonda Ranger 4 da NASA pousou em 1962, mas acabou funcionando mal e não enviou nenhum dado de volta.

Estamos ansiosos para o tesouro de dados que Chang’e-4 enviar de volta, mas a CNSA não está parando aqui – o Chang’e-5 está programado para ser lançado em 2020, com o objetivo de pousar na Lua e depois retornar à Terra. [ScienceAlert]

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.