Local de nascimento do Rei Arthur pode ter sido descoberto

Wellington Reis
(Imagem: Charles Ernest Butler)

Quando as ruínas de Tintagel, que datam de cerca de 1500 anos atrás, foram descobertas elas foram manchete no mundo todo. O palácio da Idade Média poderia ser o local que o Rei Arthur nasceu.

O cidade natal do Rei Arthur

O clérigo britânico Geoffrey de Monmouth, na década de 1130, escreveu no The History of the Kings of Britain que Arthur nasceu em um castelo que era castigado pelos ventos na vila de Tintagel, no condado inglês da Cornualha.

Segundo Geoffrey, Uther Pendragon, o pai do Rei Arthur, se apaixonou por uma duquesa chamada Igraine, que é casada. Por isso, Merlin faz uma poção mágica para que ele se transformasse em seu marido, para que, desse modo, os dois pudessem fazer amor na casa de Igraine, em Tintagel.

Tintagel b
Ruínas de Tintagel. (Imagem: Wikimedia)

Contudo, inesperadamente, Igraine acaba engravidando de um bebê que não é ninguém menos do que o Rei Arthur.

O Rei Arthur na história

Claro que esse tipo de relato somente deixa a existência do Rei Arthur mais fantasiosa. No entanto, relatos de 830 d.C de um monge chamado Nennius que fala de Arthur de uma forma mais real.

De acordo com esses relatos, Arthur era um guerreiro poderoso que, por volta do ano 500, uniu os britânicos na luta contra os anglo-saxões. Essa união se fez necessária porque a Grã-Bretanha, depois de sair do domínio romano, estava fragmentada, com vários reinos, que lutavam entre si. Essa, então, foi a porta de entrada para os anglo-saxões a invadirem.

Os anglo-saxões, de início, eram imparáveis, e atravessaram metade do país. Entretanto, nos anos 490, os bretões conseguiram montar uma contra-ofensiva, empurrando os anglo-saxões de volta ao leste. 

Uma mudança que pode denotar o surgimento de um líder unificador e poderoso. A grande questão é que não há o nome desse líder em nenhum relato, o que muito se deve a turbulência desse período pós-romano, em que poucos escritos eram produzidos.

Nennius relata que realmente esse rei era Arthur. Contudo, não fala sobre sua origem ou sobre qualquer antecedente seu.

Boys King Arthur N. C. Wyeth p4
Ilustração de Merlin levando embora o bebê Arthur.

Descobrindo o Palácio de Viroconium

Uma possível capital do Rei Arthur, ou de alguém que possa ter liderado os britânicos,por volta de 500 d.C, foi aponta na antiga cidade romana de Viroconium.

Ela fica no centro da Grã-Bretanha, e ela era fortemente defendida, com uma mansão de arquitetura clássica, que provavelmente era de um poderoso líder militar. Talvez essas sejam as ruínas históricas de Camelot.

Contudo, o local de nascimento de Arthur está em discussão há muito tempo, pois, o próprio Nennius relata 12 batalhas de Arthur em diversas partes da Grã-Bretanha, não revelando onde seria a sua morada.

1440px Upper mainland courtyard of Tintagel Castle 2007
As ruínas dos pátios superiores do Castelo de Tintagel. (Imagem: Wikimedia)

Conclusão

Apesar de se ainda ter muitas dúvidas sobre a origem de Arthur, muitas evidências apontam que ele realmente pode ter existido, e que suas histórias, muitas delas fantasiosas, poderiam ser baseadas em fatos reais.

Enquanto novas evidências de sua existência não forem encontradas, vamos ficar somente imaginando como seria essa pessoa que se tornou uma lenda da história chamada Rei Arthur.

Com informações de Ancient Origins.

VOCÊ PODE GOSTAR: Criatura mítica desenterrada em fossa na Inglaterra

Compartilhar