Ele passa pela Terra a cada 6.765 anos e foi observado pela primeira vez nos céus do Hemisfério Norte. Agora, o cometa NEOWISE já pode ser visto do Brasil. Para isso, a dica é olhar à direita do local onde o Sol se põe, no finzinho da tarde.
Para observar o cometa NEOWISE durante a noite, a principal dica é estar um local livre de luzes. Por isso, as cidades não aparecem entre as melhores opções para quem deseja ver a passagem do astro celeste. Então, o interior aparece como uma ótima alternativa.
Posso ver o cometa NEOWISE de qualquer lugar?
Na quarta-feira, 22, ele pôde ser observado entre Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo. Enquanto isso, na quinta-feira, 23, será a vez de Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
O astro segue em deslocamento ao Sul do país e na sexta-feira, 24, aparecerá em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Ou seja, se você mora nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, a observação será mais complicada.
VEJA TAMBÉM: Astronautas gravaram o cometa NEOWISE a partir da ISS
Como ver o cometa passando?
Ele estará no céu brasileiro até os últimos dias de julho, aparecendo por volta das 18h30. A dica é olhar para o horizonte, em direção noroeste. Conforme os dias forem passando, o cometa estará mais alto.
Talvez seja difícil observar a olho nu, por isso ter em mãos um binóculo astronômico é uma boa ideia. Além disso, os lugares altos fazem essa experiência se tornar mais positiva, em ambientes livres de obstáculos.
O problema é se estiver chovendo, então a observação do cometa NEOWISE será impossível. Outro detalhe importante é que a cada noite que passa o NEOWISE se torna menos visível. Por isso, a dica é tentar observar o mais rápido possível.
Conforme o cometa se afasta do Sol, o seu brilho vai diminuindo. Então a visibilidade também fica dificultada. Esse cometa tem magnitude entre 4 e 6 e quanto menos, mais brilhante ele é.
Faz mais de uma década que não vimos cometas do Brasil
O último cometa que passou pelo Brasil e pôde ser visto foi o McNaught, em 2007. Antes dele, o Hale-Bopp, passou por aqui em 1997. Dessa vez, o C/2020 F3, nome científico do NEOWISE, foi descoberto em março, quando estava com brilho fraco. Naquele período era difícil afirmar se ele seria visível a olho nu.
A previsão inicial era de que o NEOWISE iniciasse a sua jornada no céu brasileiro apenas no dia 23. Mas, cálculos feitos depois indicaram que ele poderia ser visto antes. Além disso, também no dia 23, será o período em que ele estará mais próximo da Terra.
Com informações do Uol.