Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Astronautas gravaram o cometa NEOWISE a partir da ISS: Veja o vídeo

NEOWISE é um cometa que passa pela Terra quase a cada 7 mil anos. E ele poderá ser visível a olho nu nos próximos dias, até mesmo do Brasil.

Cometa NEOWISE visto da ISS NASA
(Imagem: NASA)

O cometa NEOWISE deverá passar pelo Brasil na próxima semana, mas tem gente já se deliciando com essa experiência. E não estamos falando dos moradores do Hemisfério Norte, e sim dos astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS).

Conforme a NASA, esse cometa não poderá ser visto a olho nu pelos próximos 6.765 anos. Por isso, quem deseja aproveitar este momento deve ficar atento ao pôr do sol.

Conheça o cometa NEOWISE

NEOWISE é o “nome fantasia” do C/2020 F3, que foi localizado em março pela sonda NEOWISE. A partir disso, passou a ser flagrado por diversos telescópios espaciais e observatórios. Os astronautas da Estação Espacial Internacional não ficaram de fora, veja o vídeo que eles gravaram:

Publicidade. A leitura continua abaixo.

A luz que podemos perceber em sua cauda na verdade é o reflexo da luz solar, em contato com o gás e a poeira que ele carrega. Por isso, quanto mais longe vai ficando do Sol, menos visível ele é. Além disso, seu diâmetro é de 5 quilômetros.

A cauda brilhante do cometa NEOWISE
(Créditos: NASA)

Os pesquisadores conseguiram descobrir algumas curiosidades sobre o cometa, indicando que 50% de sua composição é água e 50% é poeira. “São cerca de 13 milhões de piscinas olímpicas de água”, disse Emily Kramer, co-investigadora da equipe científica da NEOWISE, parte da NASA.

Aqui você confere uma versão resumida do vídeo feito pelos astronautas:

Qual distância ele está da Terra?

O cometa NEOWISE está 111 milhões de quilômetros da Terra, o que equivale a 1/4 da distância da Terra ao Sol. Ele se move a 232 mil km/h e não ameaça o nosso planeta. Mas, quando chegar mais perto estará distante 103 milhões de quilômetros.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

“Não há risco para o planeta com isso”, acrescentou. “Está muito longe de nós e não chega nem perto de nós, então não há ameaça”, citou Joe Masiero, vice pesquisador principal do NEOWISE.

Embora muitos fatores possam interferir, é grande a probabilidade do cometa estar visível a olho nu entre os dias 23 e 26 em vários lugares do Brasil.

Com informações de Space.com.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.