Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Astronautas gravaram o cometa NEOWISE a partir da ISS: Veja o vídeo

NEOWISE é um cometa que passa pela Terra quase a cada 7 mil anos. E ele poderá ser visível a olho nu nos próximos dias, até mesmo do Brasil.

Cometa NEOWISE visto da ISS NASA
(Imagem: NASA)

O cometa NEOWISE deverá passar pelo Brasil na próxima semana, mas tem gente já se deliciando com essa experiência. E não estamos falando dos moradores do Hemisfério Norte, e sim dos astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS).

Conforme a NASA, esse cometa não poderá ser visto a olho nu pelos próximos 6.765 anos. Por isso, quem deseja aproveitar este momento deve ficar atento ao pôr do sol.

Conheça o cometa NEOWISE

NEOWISE é o “nome fantasia” do C/2020 F3, que foi localizado em março pela sonda NEOWISE. A partir disso, passou a ser flagrado por diversos telescópios espaciais e observatórios. Os astronautas da Estação Espacial Internacional não ficaram de fora, veja o vídeo que eles gravaram:

A luz que podemos perceber em sua cauda na verdade é o reflexo da luz solar, em contato com o gás e a poeira que ele carrega. Por isso, quanto mais longe vai ficando do Sol, menos visível ele é. Além disso, seu diâmetro é de 5 quilômetros.

A cauda brilhante do cometa NEOWISE
(Créditos: NASA)

Os pesquisadores conseguiram descobrir algumas curiosidades sobre o cometa, indicando que 50% de sua composição é água e 50% é poeira. “São cerca de 13 milhões de piscinas olímpicas de água”, disse Emily Kramer, co-investigadora da equipe científica da NEOWISE, parte da NASA.

Aqui você confere uma versão resumida do vídeo feito pelos astronautas:

Qual distância ele está da Terra?

O cometa NEOWISE está 111 milhões de quilômetros da Terra, o que equivale a 1/4 da distância da Terra ao Sol. Ele se move a 232 mil km/h e não ameaça o nosso planeta. Mas, quando chegar mais perto estará distante 103 milhões de quilômetros.

“Não há risco para o planeta com isso”, acrescentou. “Está muito longe de nós e não chega nem perto de nós, então não há ameaça”, citou Joe Masiero, vice pesquisador principal do NEOWISE.

Embora muitos fatores possam interferir, é grande a probabilidade do cometa estar visível a olho nu entre os dias 23 e 26 em vários lugares do Brasil.

Com informações de Space.com.

Espaço