Por que temos o dente do siso, qual é a sua função?

Adriana Tinoco
Imagem: Ortopretti

O dente siso é um tipo de molar, que surge quando estamos saindo da adolescência. Por volta dos 17 e 21 anos, a maioria dos adultos desenvolve esse terceiro conjunto de molares.

Qual a função do dente siso?

Os dentes são classificados por sua localização e função. Os dentes mais afiados podem rasgar os alimentos em pedaços menores e os dentes mais planos trituram a comida.

Dentes do siso são o tipo mais plano de dentes, chamados molares. Os molares se encontram no fundo da boca. Os adultos recebem três conjuntos de molares na parte superior e inferior e nos dois lados da boca.

Durante a infância, nós desenvolvemos nosso primeiro conjunto de dentes, os dentes-de-leite, que são substituídos pelos 32 definitivos, antes da adolescência. Já no início da vida adulta, surge o dente siso.

Todo mundo tem dente siso?

Lá nos primórdios da humanidade, o conjunto de dentes siso eram essenciais para que nossos ancestrais processassem sua dieta a base de raízes, folhas, carne e nozes. No entanto, atualmente, os sisos não são mais totalmente necessários, pois cozinhamos os alimentos para amolecê-los, além de podemos cortá-los com garfos e facas.

Os antropólogos acreditam que os humanos evoluíram e não mais precisam dos dentes siso, dessa forma, não seria surpreendente se no futuro ninguém tivesse mais dente siso. Mesmo assim, a genética faz com que a maioria dos adultos ainda desenvolva-os. Homens eram mais propensos a tê-los do que mulheres.

Existem quatro dentes siso no total, dois na parte superior e dois na parte inferior. Pode ocorrer da pessoa desenvolver um, dois ou três em vez de todos os quatro. Além disso, eles também podem não ser visíveis. Às vezes, o dente siso não entra em erupção, ficando escondidos sob suas gengivas. E somente um exame Raio X pode revelá-los.

Por que os dentes do siso são removidos?

O dente do siso pode simplesmente não se encaixar juntos aos outros molares
Imagem: Ortopretti

Provavelmente por razão do processo evolutivo, nossas mandíbulas foram ficando menores. Alguns cientistas acreditam que, à medida que o cérebro humano cresceu ao longo do tempo, a mandíbula diminuiu para dar mais espaço. Nossa dieta e necessidades dentárias também mudaram muito com o passar dos séculos.

A mandíbula geralmente para de crescer quando a pessoa chega aos 18 anos, mas a maioria dos dentes do siso surge quando se atinge os 19 anos. Grande parte dos problemas causados ​​pelos sisos se deve ao fato de eles simplesmente não se encaixarem na boca da pessoa.

Os problemas associados aos dentes do siso incluem:

  • dentes tortos
  • crescimento lateral do dente siso
  • aumento da cárie dentária
  • dor na mandíbula
  • cistos nas gengivas e possivelmente tumores

Algumas vezes, em casos como os apontados acima, a remoção do dente siso será necessária. Às vezes, os dentistas recomendam a remoção antes mesmo de qualquer trabalho ortodôntico, como aparelhos, para garantir que o siso não surja mais tarde, desfazendo o trabalho realizado.

Compartilhar