Os pesquisadores estão entusiasmados e confusos ao relatar que um grupo incomumente grande tubarões brancos estão se reunindo misteriosamente em um ponto do Oceano Atlântico, perto da costa da Carolina do Sul.
O OCEARCH publicou recentemente uma captura de tela de seu rastreador de tubarões mostrando um enorme grupo de tubarões brancos se reunindo perto da fronteira da Carolina do Norte e do Sul. Mais estranho ainda, o resto da costa parece não ter outros tubarões.
“O que você acha que pode estar causando esta grande lacuna onde os tubarões brancos estão se reunindo neste momento. Há alguns no Golfo do México e depois um enorme agrupamento na Carolina do Norte/Carolina do Sul, mas nenhum no meio”, disse OCEARCH em um post no Facebook em 8 de fevereiro.
LEIA TAMBÉM: Este é o maior tubarão branco já captado em câmeras: vídeo
No mês passado, o rastreador mostrava pelo menos 16 tubarões brancos marcados perto da fronteira da Carolina do Norte e do Sul, com alguns outros à espreita pelos estados. Entre eles estão alguns dos maiores tubarões rastreados pela OCEARCH, incluindo um macho adulto de 4,36 metros, que foi batizado como “Murdoch” e outro tubarão de 3,8 metros chamado “Vimy”.
Os tubarões brancos (Carcharodon carcharias) vivem em oceanos de todo o mundo, se concentrando de forma notável nos EUA, África do Sul, Japão e Chile. Geralmente esses animais são considerados criaturas solitárias, mas podem se reunir em determinadas circunstâncias, como o surgimento de alimentos gordurosos para comer.
“Um dos aspectos realmente únicos da costa da Carolina do Norte, temos milhares e milhares de naufrágios. Então, quando os tubarões entram, há peixes grandes e pequenos, toda essa cadeia alimentar que agora existe em todos esses destroços”, disse Brian Dorn, diretor associado do North Carolina Aquarium em Fort Fisher, à CBS News . “Acredito que estamos vendo mais tubarões voltando por causa das proteções existentes. Portanto, é uma história de sucesso de conservação”.
LEIA TAMBÉM: Misterioso tubarão branco exibe características nunca vistas antes
Pesquisadores também notaram que um grande número de tubarões brancos faz uma peregrinação regular ao meio do Pacífico, a meio caminho entre Baja California e Havaí, esta área que foi apelidada de Café White Shark, devido a grande concentração de tubarões brancos em algumas épocas do ano.