7 plantas que repelem e mantêm os cães longe do seu jardim

Damares Alves
Imagem: Dreamtime

Não aguenta mais ver o seu amado amigo de quatro patas cavando e destruindo o seu no seu jardim? Cães da sua rua (ou, quem sabe, um cachorro de um vizinho negligente) que não deixa seu quintal ou jardim sossegado? Pois bem, temos boas notícias! A natureza oferece uma solução, e ela surge na forma de plantas que repelem os cães.

Já listamos anteriormente 7 plantas que repelem baratas e deixam a casa mais bonita e 10 plantas eficientes para afastar moscas, mas acontece que algumas plantas também podem ser barreiras naturais para manter seus companheiros peludos bem longe do jardim, e ainda deixá-lo muito mais belo e florido.

Calêndula

marigold 3528402 1280
Imagem: Pixabay/Hans

A calêndula, uma flor vibrante que floresce do meio do verão até o outono, é mais do que apenas um belo acréscimo ao seu jardim. Ela tem um papel fundamental quando se trata de manter os cães afastados do seu espaço verde. Seu aroma forte e característico tem a capacidade de dissuadir os cães de se aproximarem, protegendo assim suas outras plantas sem causar nenhum dano à calêndula ou ao animal.

Além disso, a calêndula tem uma série de benefícios para a saúde dos cães. De acordo com o Pet Feeling, a planta é eficaz na regulação dos estrogênios em fêmeas, seja de cãesou gatos. Também pode auxiliar no processo de cicatrização.

Portanto, embora a calêndula possa ajudar a manter os cães longe do seu jardim, ela também pode ser uma aliada valiosa para a saúde e bem-estar do seu animal de estimação quando usada corretamente.

Arruda

Plantas que repelem cães
Imagem: Judy Roberts/Pixabay

A arruda, embora não seja tão popular como outras plantas, possui um poder incrível de afastar cães, tornando-a uma ótima adição a jardins e áreas abertas. Sua capacidade de repelir cães vem do seu aroma e sabor intensos, que muitos cães acham vendidos. Essa infecção natural faz da arruda um dissuasor eficaz e inofensivo contra comportamentos caninos indesejados em determinadas áreas.

A qualidade repelente da arruda é atribuída aos seus óleos voláteis, em particular a 2-undecanona. Este composto confere à planta seu cheiro único, que geralmente impede os cães de escavar, urinar perto delas ou mastigá-las. Plantar arruda estrategicamente em seu jardim ou espalhar folhas secas de arruda em locais específicos pode ajudar a evitar comportamentos caninos indesejados sem a necessidade de medidas específicas.

Mas a arruda não serve apenas para repelir cães. Ela tem uma longa história de uso medicinal, sendo utilizada por diversas culturas para fins terapêuticos. A arruda contém compostos como a rutina, acredita-se que possui propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas. Essas propriedades têm sido usadas para tratar uma variedade de problemas de saúde, incluindo distúrbios digestivos e cólicas menstruais. No entanto, é importante lembrar que a arruda deve ser usada com cuidado em aplicações medicinais, pois pode ser tóxica em grandes quantidades.

Além do seu valor medicinal, a arruda também tem valor ornamental. Suas folhas de cor verde-azul e suas delicadas flores amarelas tornam-na uma planta atraente para jardins e paisagens. A beleza estética da arruda pode melhorar o apelo visual de espaços ao ar livre, adicionando um toque de sofisticação.

Lavanda

Plantas que repelem cães
Imagem: Rebekka/Pixabay

Se você já teve contato com a lavanda, saiba que ela tem um aroma singular e forte, que agrada muitas pessoas. Entretanto, o resultado é exatamente o contrário com os cães. O aroma da lavanda é tão forte que os cães ficam desconfortáveis, levando-os a se afastar do jardim.

Mas não para por aí. A lavanda não só mantém os cães afastados, como também tem uma série de outros benefícios. Por exemplo, as flores de lavanda são conhecidas por atrair polinizadores como abelhas e borboletas, o que pode ajudar a melhorar a saúde geral do seu jardim.

Além disso, a lavanda é uma planta extremamente versátil. florescendo o ano inteiro, ela pode ser cultivada tanto em vasos quanto diretamente no solo, tornando-a uma ótima opção para jardins de todos os tamanhos. E suas flores não são apenas lindas de se ver, mas também podem ser usadas em uma variedade de aplicações, desde a criação de fragrâncias até a culinária.

Finalmente, a lavanda é conhecida pelas suas propriedades calmantes. Assim, enquanto mantém os cães à distância, o aroma da lavanda pode criar um ambiente relaxante para você.

Verbena

vervain 7292657 1920 1
Imagem: Connie/Pixabay

A verbena é uma flor perene que cresce rapidamente, floresce lindamente e tem um cuidado relativamente fácil. É perfeito para os dias quentes do verão, mas também pode tolerar temperaturas mais baixas. Seu aroma forte e suas flores vibrantes tornam uma adição atraente ao seu jardim.

Além disso, a verbena é conhecida por sua resistência impressionante. Essas plantas podem sobreviver a condições de calor extremo e são resistentes à seca, tornando-se uma escolha ideal para jardins em climas mais quentes ou áreas com pouca água.

As flores da verbena vêm em uma variedade de cores, incluindo vermelho, rosa, roxo, azul, lavanda, creme e branco, o que significa que você pode selecionar as plantas que melhor complementam o esquema de cores do seu jardim.

Outro aspecto único da verbena é a maneira como as flores se agrupam em círculos no topo dos caules, criando uma exibição floral contínua durante toda a temporada de crescimento.

E, é claro, a verbena atua como um repelente natural para cães. Então, além de adicionar beleza ao seu jardim, a verbena pode ajudar a manter seu jardim seguro para outras plantas que podem ser danificadas por cães.

Azaleia

azalea 3433750 1920
Imagem: monikasmigielska/Pixabay

A azaleia é uma flor perene que se destaca em jardins por sua ampla gama de cores vibrantes, incluindo tons de laranja, rosa, vermelho e branco. Originárias do gênero Rhododendron, as azaleias são conhecidas por suas flores em forma de funil, que muitas vezes são perfumadas e podem proporcionar um espetáculo visual deslumbrante durante a primavera e início do verão.

Estas plantas crescem até 6 metros de altura, dependendo da variedade, e podem ser conhecidas por serem relativamente simples de cuidar, tornando-as uma adição valiosa para muitos jardins. Com milhares de cultivares disponíveis, há uma azaleia adequada para quase todos os climas e condições de solo.

Além de sua beleza estética, as azaleias também possuem um odor forte e desagradável para os cães, o que pode ajudar a proteger outras plantas e áreas do seu jardim dos cães. Portanto, se você está procurando uma planta que seja visualmente atraente e também funcional, a azaleia é uma excelente escolha.

Pimenta de Caiena

Pimanta caiena é uma ótima opção de planta para repelir cães do seu jardim
Imagem: Ouz Gnl/Pixabay

A pimenta de caiena, conhecida por sua ardência, é um arbusto multifuncional que serve tanto como repelente de cães quanto como tempero vibrante para sobremesas e pratos salgados. Esta especialidade picante é apreciada na culinária mundial e é um componente essencial em muitas receitas.

A pimenta de caiena pode ser usada para proteger seus tomates e outras frutas dos cães. A planta pode ser cultivada em áreas estratégicas do jardim para dissuadir os cães de se aproximarem de suas plantas mais vulneráveis. Esta abordagem tem a vantagem adicional de não perturbar o ecossistema local, já que a pimenta de caiena é uma espécie nativa em muitas regiões.

Capim-limão

capim limão
Imagem: Bishnu Sarangi/Pixabay

O capim-limão é uma planta notável, conhecida tanto por suas propriedades terapêuticas quanto por seu aroma fresco e cítrico. Esta planta, que é uma fonte rica de vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, tem um cheiro forte que é particularmente desconfortável para os cães.

Manter o jardim livre de nossos amiguinhos peludos nem sempre é fácil, mas o uso de plantas repelentes é uma solução natural e eficaz. As plantas citadas neste artigo não só ajudam a manter os cães longe do seu quintal, mas também são belas e fáceis de cuidar e podem também melhorar nossa saúde. Ao cultivá-las em seu jardim, você pode desfrutar de belíssimas flores e proteger suas outras plantas.