7 plantas que repelem baratas e deixam a casa mais bonita

Daniela Marinho
Imagem: Canva

Seja para decorar o ambiente, deixar a casa mais aconchegante ou aproveitar os benefícios para a saúde, as plantas são ótimas opções para incrementar o lar. O que muita gente ainda desconhece é que elas também ajudam a afastar insetos indesejáveis de uma forma natural e estratégica. Desse modo, confira 7 plantas que repelem baratas.

Plantas que repelem baratas: 7 opções perfeitas para a casa

Nada pior do que acordar à noite, acender as luzes e se deparar com baratas fuçando a sua casa, não é mesmo? Além de nada higiênicas, as baratas são insetos que causam repulsa, sobretudo por essa característica asquerosa e um tanto quanto cultural, mas também por transmitem e espalharem doenças.

Além de rápidas e muito resistentes, as baratas são inteligentes e audaciosas. Por se reproduzirem rapidamente, esses insetos podem se tornar uma praga e infestar toda a sua casa. Tendo isso em vista, ao primeiro sinal de baratas é interessante tomar providências. Uma delas pode ser introduzir plantas que as baratas odeiam; conheça algumas delas.

1. Alecrim

O alecrim é uma erva aromática muito utilizada na culinária. Ela agrega sabor e aroma a qualquer prato. Além disso, é uma planta que está muito ligada a benefícios naturais, como alívio de dor e estresse. Tanto sua folha como seu óleo são bastante utilizados devido à versatilidade.

Por falar em óleo, o alecrim é altamente recomendado como uma das plantas que repelem baratas, uma vez que o óleo presente em suas folhas é altamente tóxico para esses insetos.

Assim sendo, o alecrim é uma ótima alternativa para cultivar em casa, sobretudo porque o seu cultivo não é complicado. Além de afastar baratas, essa planta mantem longe outros insetos indesejados como formigas e moscas.

2. Folha de louro

A folha de louro é um ingrediente indispensável na feijoada do domingão. Há quem ame e quem odeie. Também é muito utilizada na preparação de chás por conta de suas propriedades medicinais.

Para além desses usos, essa planta é ideal para repelir baratas, pois esses insetos não suportam o seu aroma. Pode ser cultiva dentro ou fora de casa, mas nesse caso, o mais interessante é ter um vaso no interior, posicionado estrategicamente. Contudo, caso você tenha animais de estimação é melhor investir em outra planta, pois a folha de louro é tóxica para os pets.

3. Hortelã

Hortela ou menta

A hortelã é uma erva fresca e mentolada. Seu uso é um dos mais versáteis e sempre atribuído ao frescor que ela proporciona, desde creme dental até receitas diversas e balas de hálito. Embora adoremos seu sabor e cheiro marcante, a hortelã é uma das plantas que repelem baratas justamente por suas propriedades, principalmente devido ao aroma.

Para uma maior eficácia, a hortelã-pimenta é particularmente melhor para afastar os insetos. Ela é tão forte que pode ajudar a afastar também ratos e camudongos. O único problema dessa planta é que ela também é tóxica para animais de estimação.

4. Lavanda

plantas que repelem baratas 1
Imagem: Canva

Popular e encantadora, a lavanda é outra planta que repele as baratas. Além do seu aroma característico e doce, essa planta é uma opção perfeita para decorar a casa. É de fácil cultivo, resistente e não exige muitos cuidados.

Não só a planta pode ser usada para manter esses insetos bem longe da sua casa, o óleo de lavanda também é eficaz. No entanto, a lavanda também é tóxica para cães e gatos.

5. Capim-limão

Com um aroma cítrico maravilhoso e usado principalmente por seus benefícios medicinais, o capim-limão também é uma das plantas que repelem baratas. É justamente o cheiro dessa planta que esses insetos odeiam. É de fácil cultivo e tóxica para animais de estimação.

Além de ser uma ótima opção de repelente natural para as baratas, o capim-limão é poderoso contra mosquitos, moscas e ratos.

6. Erva-de-gato

Nem só para atrair os gatos a erva-de-gato é eficiente. A planta é rica em nepetalactona; um produto químico que repelirá ativamente as baratas. Você pode cultivá-la facilmente, tanto em aprtamente como em um local maior. Ela também dará um aspecto bonito na estética da sua casa.

7. Crisântemo

O crisântemo é muito utilizado em buquês devido sua beleza. Mas também essa é uma das plantas que repelem baratas, pois alguns contêm piretrinas, seis produtos químicos comumente usados ​​em inseticidas para repelir todos os tipos de insetos, de formigas a mosquitos.