10 flores que florescem o ano todo

Alessandra Martins
Plantas que florescem o ano inteiro. Imagem: Canva

Um jardim colorido e perfumado o ano inteiro é o desejo de qualquer pessoa. Para ter acesso a esses benefícios é fácil, pois existem flores que florescem o ano todo e ainda podem ser cultivadas com poucos cuidados. Além disso, podem ser algumas das flores mais bonitas do mundo.

Portanto, adicione um toque de beleza durante todo o ano à sua casa com estas 10 flores que florescem o ano todo, fáceis de cuidar, que permanecem florescendo durante todo o ano, embelezando o jardim nas quatro estações.

De lavanda a gerânios, descubra quais plantas trarão cor e vida a qualquer espaço com manutenção mínima necessária, durante o ano inteiro.

Begônia de cera

As begônias de cera são um ótimo complemento para qualquer jardim de flores, pois são conhecidas por suas flores vermelha ou brancas brilhantes e folhas verdejantes. Essas plantas deslumbrantes fazem parte do grupo das flores que florescem o ano todo e requerem cuidados mínimos, como sombra parcial e solo úmido, para florescer.

Begônia. flores que florescem o ano todo
Begônia. Imagem: Canva

Além disso, as begônias de cera podem prosperar em ambientes internos ou externos; por isso, são perfeitas para adicionar uma pitada de cor a qualquer espaço. De nome científico Begonia cucullata, essa planta é de pequeno porte, crescendo apenas 25 centímetros.

Gérbera

Graças às suas flores vibrantes e alegres, a gérbera é uma flor popular e fácil de cuidar. Elas não apenas têm pétalas em tons ousados, como amarelo ou laranja, mas algumas variedades também oferecem pétalas multicoloridas.

Gérberas. flores que florescem o ano todo
Gérberas. Imagem: Canva

Para manter essas belezas em ótimas condições, certifique-se de dar-lhes bastante luz solar e regá-las sempre que o solo começar a secar. Suas flores são parecidas com as da margarida e do girassol, tal semelhança acontece por pertencerem a mesma família.

Calibrachoa

Calibrachoa é um tipo de petúnia, isto é, uma mini-petúnia, que oferece flores em tons de roxo, vermelho-escuro, amarelo e rosa quase o ano todo. As flores brilhantes têm um padrão único em forma de estrela que certamente dará vida a qualquer espaço. Um arbusto tropical que vive bem a sol pleno.

Calibrachoa flores que florescem o ano todo
Calibrachoa. Imagem: Canva

Para garantir que elas continuem florescendo o ano todo, plante-as em solo bem drenado e com bastante luz solar. Certifique-se de regar esta espécie incrivelmente resistente consistentemente também – apenas se certifique de não exagerar! Portanto, saiba também que essa planta mesmo sendo perene, sua vida é breve.

Cravo

Os cravos são flores que oferecem cores o ano todo e ainda são fáceis de cultivar. Esta flor perfumada está disponível em tons alegres de rosa, branco, roxo e magenta (tom roxo). Plante-os em solo rico e bem drenado e garanta que eles recebam bastante luz solar, por pelo menos 4 horas/dia, de preferência nas primeiras horas da manhã.

Cravo. flores que florescem o ano todo
Cravo. Imagem: Canva

A boa notícia é que os cravos exigem muito pouca manutenção – geralmente apenas algumas podas ocasionais para manter as flores vibrantes. Muitos jardineiros cultivam o cravo em vasos, o que facilitam os cuidados diários. Se você opar por vasos, escolha os de cerâmica, drenados no fundo, e de tamanho médio.

Crisântemo

Os crisântemos são uma flor linda e vibrante que adiciona uma ousada explosão de cores a qualquer espaço interno ou externo. Essas pequenas flores duras vêm em cores que variam de amarelo e branco a vermelho e roxo. Eles são fortes o suficiente para sobreviver a temperaturas quase congelantes, mas sua beleza é melhor exibida quando recebem muita luz.

Crisântemo. flores que florescem o ano todo
Crisântemo. Imagem: Canva

Com apenas um pouco de poda e manutenção, os crisântemos continuarão florescendo o ano todo! Essa é outra planta da mesma família dos girassóis e margaridas, que tem se popularizado como flor de corte e com isso usada em arranjos diversos, durando até 15 dias após o corte.

Gerânio

O gerânio é uma espécie africana conhecida por sua beleza e principalmente por ser muito perfumada. Além de florescer o ano inteiro, essa planta também é muito fácil de ser cuidada. No entanto, essa planta precisa de sol pleno para melhor de desenvolver, logo, você deve fornecê-la de 4 a 6 horas por dia de sol pleno.

Gerânio. flores que florescem o ano todo
Gerânio. Imagem: Canva

As regas não precisam ser diárias, principalmente em regiões de climas amenos, que basta 2 ou 3 regas por semana. Um pouco de matéria orgânica no plantio e a cada 6 meses é suficiente para manter a planta adubada. O gerânio é de fato uma planta muito fácil de ser mantida.

Lavanda

A lavanda é bem conhecida e popular, por existirem tantos produtos de limpeza e higiene que usam a sua composição. Seu aroma é extremamente agradável e a planta cresce muito, sendo necessário a realização de podas mensais. Suas flores são de coloração violeta e lilas, gerando o “tom de lavanda”.

Lavanda. flores que florescem o ano todo
Lavanda. Imagem: Canva

Essa é outra planta que você poderá cultivar em vasos de cerâmica e ter o seu jardim ou a entrada da sua casa sempre perfumadas. De origem nas montanhas do mediterrâneo, seu cultivo é bem simples, basta preparar o vaso com um substrato adequado e manter as regas semanais.

Hortência

A hortênsia inicia a sua floração na primavera e para que essa floração não atrase, você precisa manter as regas diárias, diferente de algumas flores que são mais resistentes a estiagem, essa planta requer muita umidade no solo. Outro fator a se considerar quando se trata de hortênsias é que a planta também precisa ser podada periodicamente, isto é, essa planta querer um pouco mais de dedicação.

Hortência. flores que florescem o ano todo
Hortência. Imagem: Canva

Além disso, a beleza dessas flores deve ser protegida da intensidade do sol, ou seja, a planta deve receber sol pela manha e quando o sol for ficando mais quente, as flores devem ser protegidas. Se a planta estiver sendo cultivada em vaso, você poderá deixar em um local que depois do meio-dia, permaneça em meia-sombra.

Beldroega

A beldroega não é apenas uma planta ornamental, mas é também conhecida por seus usos na culinária e como planta medicinal. Uma planta que produz flores pequenas que cores diversas, mas a variedade mais conhecida produz flores amarelas. Todas as partes dessa planta tem uso medicinal, com poder anti-inflamatório e diurético.

Beldroelga. flores que florescem o ano todo
Beldroelga. Imagem: Canva

Beldroega é uma daquelas flores que florescem o ano todo e ainda têm poder detox para o organismo e pode ser cultivada em qualquer lugar, pois são plantas muito resistentes que florescem o ano inteiro. Além disso, essa planta requer apenas uma a duas regas por semana e só requer pelo menso duas horas de sol ao dia.

Verbena

Essa é uma planta dinâmica, ou seja, seu uso não se restringe ao ornamental, mas uma espécie com grande valor medicinal, sendo largamente usada para tratar quadros de depressão e ansiedade. A verbena também conhecida como urgebão e erva-de-ferro.

Verbena. flores que florescem o ano todo
Verbena. Imagem: Canva

A verbena pode dá flores o ano inteiro, mas precisará de certos cuidados, como, por exemplo, regas diárias e pelo menos 6 horas de sol pleno. Essa planta requer cuidados, pois seu crescimento é prostrado, isto é, rente ao chão e deve-se ter cuidado para as flores não serem pisoteadas.